Mutirão realizará poda de árvores em contato com rede elétrica

Devido aos riscos, serviço só pode ser desempenhado por equipes especializadas da concessionária

Foto: Victor Augusto

Árvores cujos galhos estão em contato com a fiação da rede elétrica em Anápolis serão podadas nesta quinta-feira, 16, em um mutirão com equipes especializadas neste tipo de serviço, que, devido aos riscos, difere da poda convencional realizada por servidores da Prefeitura. Visando evitar situações adversas, como choques elétricos e falta de energia, a ação da companhia Equatorial Goiás, responsável pela manutenção, conta com apoio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos; de Meio Ambiente, de Habitação e Planejamento Urbano; de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura; e da Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT).

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Márcio Cândido, ressaltou a importância desta manutenção na cidade. “Essa iniciativa, da qual a Prefeitura é parceira, vai prevenir quedas de energia nesse período de chuvas, que prejudica todos os setores, como indústria, comércio e hospitais”, disse, na semana passada, em reunião com executivos da Equatorial.

“De acordo com levantamento feito pela empresa, foram identificadas 600 árvores para poda, e a Secretaria de Serviços Urbanos dará o apoio com os caminhões e trituradores. Também contaremos com o apoio da equipe da CMTT interditando vias que serão necessárias para o andamento do mutirão”, informou o secretário de Serviços Urbanos, Wederson Lopes.

O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Lopes da Luz, ressaltou “que essas podas vão trazer maior segurança para a cidade de Anápolis, tanto para não termos nenhum tipo de dano à rede elétrica, como também para que, em momentos de fortes chuvas e ventos, não seja interrompida a energia em residências e comércio da cidade de uma forma geral”.

O gerente de obras e manutenção da Equatorial Anápolis, Rogerio Sarno, destacou que “uma ação como essa necessita da parceria com a Prefeitura para oferecermos o melhor para a comunidade”. Ele disse ainda que vários mutirões preventivos estão programadas para ocorrer durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está preparando normas técnicas para criar regras que impeçam podas que causem mutilações e danos que ameacem a integridade das árvores do município e o documento deve sair antes da ação.