Museu de Artes Plásticas de Anápolis recebe investimentos para segurança do acervo

Medidas fazem parte da política de conservação e manutenção de centenas de obras

Foto: Arquivo

Com mais de 700 obras catalogadas, o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) conta com uma das coleções públicas de arte contemporânea mais importantes do Planalto Central. E para manter essa coleção em segurança, diversas ações têm sido implementadas, como o projeto de ampliação de sua reserva técnica, realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC Goiás) por meio do edital de “Bibliotecas, Arquivos e Museus”. Foram adquiridos um novo conjunto de arquivos deslizantes, uma mapoteca e um aparelho de TV full HD.

O projeto, iniciativa da Prefeitura de Anápolis e Associação Amigos do Mapa, busca garantir a conservação e manutenção de todas as coleções e de futuras aquisições ou doações, pelo maior tempo possível. “Nosso objetivo é manter todo o acervo em segurança e proteção contra a luz e a poeira, preservando sua integridade. Dessa forma, as gerações futuras terão acesso a um acervo bem conservado, composto por obras de arte que são a memória coletiva das artes visuais da cidade de Anápolis e de todo Centro-Oeste”, afirma o coordenador do projeto e curador do Mapa, Paulo Henrique Silva. Além disso, a aquisição dos novos equipamentos tem a intenção de melhorar as condições de trabalho dos funcionários do museu, de estudantes e pesquisadores do setor que venham lidar com o manuseio do acervo documental e obras pertencentes à instituição.

Os arquivos deslizantes servem para a armazenar adequadamente as obras bidimensionais, já a mapoteca, para guardar obras em papel e objetos tridimensionais de pequenos formatos. O aparelho de TV full HD será utilizado no hall de entrada da instituição, com apresentações da programação de exposições. Para garantir o acolhimento e a acessibilidade de frequentadores surdos, a programação será exibida com inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com a intenção de democratizar e ampliar o acesso ao bem cultural, após a transferência documental e das obras para o novo mobiliário, está sendo planejada uma cerimônia para entrega dos novos equipamentos e abertura de uma mostra com obras do acervo da instituição.

Adequações
Na perspectiva de valorização das instituições museológicas, em julho de 2015 foi iniciada uma reforma no prédio do Mapa para adequação da reserva técnica, sala de restauro, depósito e escritório e adaptações arquitetônicas de banheiros, construção de rampas e alargamento de portas para atender o público e profissionais com mobilidade reduzida. Ainda no mesmo ano, o museu efetuou a compra de um conjunto de 15 traineis com duas faces, o que possibilitou a acomodação adequada para cerca de metade das obras bidimensionais do acervo.

Em 2018, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Associação Amigos do Mapa, um projeto realizado com aporte financeiro do Fundo de Arte e Cultura de Goiás garantiu a aquisição de novos equipamentos para a reserva técnica do museu: aparelho de ar condicionado, desumidificador, climatizador móvel, Data Logger para medição de temperatura e umidade, luxímetro digital, lupas binoculares e mapoteca para obras em papel.