Mostra nacional exibe filmes de animação em escolas municipais de Anápolis

A cidade está entre as mais de 100 que participam do projeto, levando a estudantes obras premiadas em festivais do Brasil e exterior

Foto: Gislaine Matos

Escolas municipais de Anápolis atendidas pelo programa Integração receberam mostras com sessões de filmes brasileiros para crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Internacional da Animação (DIA), comemorada no dia 28 de outubro. A iniciativa, que no município contou com a parceria do Sesc e da Prefeitura de Anápolis, aconteceu em mais de 100 cidades do país. O evento é uma apresentação da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com a realização de organizadores locais.

Foram apresentados curtas-metragens que contam histórias de fantasia e do cotidiano, com técnicas nas animações envolvendo stop motion, desenho digital (2D), com traços de mangá, aquarela, colagens e as formas de ilustrações que estão presentes na vida dos pequenos espectadores. “Eu adorei assistir os filmes. Gosto muito de animação e foi muito divertido”, diz Thalisson José, de 9 anos, do 4º ano, da Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa.

“Tivemos momentos de ir além do que as crianças consomem na TV, conhecendo um pouco mais de como são feitos os filmes de animação”, aponta a diretora municipal de Cultura, Nabyla Carneiro. As exibições ocorreram durante as aulas do programa Integração, realizado entre as secretarias de Integração Social, Esporte e Cultura e de Educação. Da Mostra DIA, participaram as escolas municipais Ayrton Senna (Filostro), Walter Beze (São Lourenço), Inácio Sardinha (Interlândia) e Josephina Simões (Industrial Munir Calixto).

O DIA está em seu 19º ano de realização, com as duas últimas edições exibidas online devido ao período pandêmico, quando foram fundamentais os cuidados e as regras de isolamento social. O evento é referência em dar acesso ao público a obras independentes e estudantis premiadas em festivais nacionais e no exterior.