Prefeitura de Anápolis

Ministério da Saúde suspende vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades ou deficiência

Em Anápolis a imunização dessa faixa etária está suspensa até nova orientação. Adolescentes com comorbidades e deficiência seguem vacinando

Foto: Bruno Velasco

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, publicou uma Nota Técnica na noite de quarta-feira, 15, que suspende a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis segue a determinação e interrompe a imunização desse grupo específico da população.

De acordo com o documento do governo federal, a imunização prossegue para essa faixa etária apenas em adolescentes, também entre 12 e 17 anos, que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O Ministério da Saúde apresentou algumas alegações para a suspensão da vacinação dos adolescentes. Entre elas, a de que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos (sem sintomas) ou oligossintomáticos (poucos ou leves sintomas).

O órgão justifica ainda uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por Covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

O Ministério da Saúde conclui: “reiteramos que esta Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas”.

Compartilhar publicação