Mapa é contemplado com novo mobiliário e inaugura mostra com trabalhos de artistas de renome

Entrega acontece nesta terça-feira, 14, e faz parte do projeto de ampliação da reserva técnica

Foto: Divulgação

Conjunto de arquivos deslizantes e mapoteca estão entre os itens do novo mobiliário que o Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) receberá nesta terça-feira, 14, às 8h. Esse projeto de ampliação da reserva técnica teve um investimento total de R$ 100 mil, adquirido com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC Goiás) por meio do edital de Bibliotecas, Arquivos e Museus. Um aparelho de TV full HD – que será instalado no hall de entrada para exibir a programação de exposições – também faz parte das aquisições.

Iniciativa da Associação Amigos do Mapa e da Prefeitura de Anápolis, o projeto busca garantir a conservação e manutenção de todas as coleções e de futuras aquisições, pelo maior tempo possível. “Nosso objetivo é manter todo o acervo em segurança e proteção contra a luz e a poeira, preservando sua integridade”, afirma o coordenador do projeto e curador do Mapa, Paulo Henrique Silva.

Na ocasião, também será inaugurada uma mostra com trabalhos dos artistas Anna Behatriz, Dalton Paula, Enauro de Castro, Grupo EmpreZa, Joardo Filho, Rei Souza, Selma Parreira e Talles Lopes. São obras da coleção Aldir Blanc, adicionadas recentemente ao acervo do Mapa que, atualmente, conta com mais de 700 obras catalogadas e figura entre as coleções públicas de arte contemporânea mais importantes do Planalto Central, graças à política de valorização, expansão e preservação empreendida nos últimos anos.

Sobre o Mapa e seu acervo
O Museu de Artes Plásticas de Anápolis, unidade pertencente à Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, foi criado em 1989. Sua atual localização, no térreo da Biblioteca Municipal Zeca Batista, na Praça Americano do Brasil, oportuniza ao museu um considerável fluxo de visitantes. Sua estrutura física favorece o acesso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Criado com a missão de catalogar, preservar e ser tutor direto das obras premiadas e adquiridas nos Salões Anapolino de Arte, que tiveram início no ano de 1979 e se encontram com 26 edições realizadas, o Mapa possui um acervo ecleticamente rico, abrigando linguagens tradicionais e contemporâneas, com trabalhos de artistas de várias partes do Brasil.

Cerimônia de entrega de novo mobiliário e abertura de exposição
Data: 14 de março
Horário: 8h
Local: Museu de Artes Plásticas de Anápolis – Praça Americano do Brasil – Centro