Mais de oito mil estudantes da rede municipal de Anápolis realizaram prova do Saego

Os resultados da avaliação goiana servirão de subsídio para estratégias de melhoria contínua no ensino público municipal

Foto: Ana Laura Zanni

Estudantes da rede municipal de Educação, do 2º e 5º anos do ensino fundamental, fizeram nesta terça-feira, 6, as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), que têm como objetivo avaliar a habilidade nas áreas de matemática e de língua portuguesa. Os resultados irão contribuir para a melhoria do desempenho educacional nas escolas públicas. Participaram da avaliação mais de oito mil estudantes.

A secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, explica que a avaliação é dividida em quatro níveis de habilidade. “A participação do estudante tem como meta saber como está o processo de ensino-aprendizagem nas áreas específicas em todas as escolas públicas de Goiás. A partir disso, o Saego vai situar a escola em um dos níveis: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado”, comenta.

Os resultados do Saego 2022 deverão ser divulgados pela Seduc até o início de fevereiro de 2023, momento em que a Secretaria Municipal de Educação deve avaliar o desempenho das unidades escolares e traçar estratégias para a recomposição do ensino-aprendizagem. “Além disso, eles também serão subsídio para o trabalho pedagógico dos professores das unidades escolares, orientando ações que irão contribuir para o avanço na qualidade”, complementa Eerizania. Os dados de desempenho dos estudantes integram o Índice de Desenvolvimento Educacional de Goiás (Idego).

Preparação
A rede municipal de Educação utilizou a plataforma virtual do Educa Anápolis para realizar intensivos de revisão para as provas. Durante vários dias, os professores especialistas das respectivas áreas de conhecimento realizaram aulas ao vivo e correções de atividades do Saego com recursos e aplicativos disponíveis na internet, e metodologias ativas, em que os estudantes interagiram pelo chat refletindo sobre o seu estágio de desenvolvimento na apropriação do conhecimento.

A prova do Saego é composta por 44 questões, sendo 20 de matemática e 24 de língua portuguesa, e os estudantes tiveram duas horas e meia para resolvê-las. Criada em 2011, a avaliação goiana segue os moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica Nacional (Saeb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas do país.

Compartilhar publicação