Kombi Literária faz itinerário com livros e autores para formação de leitores em Anápolis

Projeto do Fundo Municipal de Cultura realiza diálogo com escritores e incentivo à leitura

Foto: Gislaine Matos

Ter acesso à leitura de uma forma dinâmica e proporcionar a interação entre leitor e escritor são uma das experiências que a população pode vivenciar com o projeto Kombi Literária, uma biblioteca móvel que disponibiliza livros à comunidade de forma gratuita em diferentes endereços de Anápolis. O automóvel, que ontem começou a rodar pela cidade, abre suas portas na tarde desta sexta-feira (6), às 16h30, e amanhã (7), às 10h, na Livraria Caipira, na Avenida Mato Grosso, e encerra o percurso no dia 26, no Instituto Federal de Goiás Campus Anápolis.

Este é um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), com investimento da Prefeitura de Anápolis, sob a gestão da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura. O terceiro espaço escolhido para receber a Kombi é a Escola de Artes Oswaldo Verano. Os escritores convidados para ir a cada local são Solemar Oliveira, José Fábio Silva e Simone Athayde. “A expectativa é estimular a leitura resgatando a importância dos sebos e o diálogo com os escritores”, comenta a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

“Esta é uma ação que eu já realizava de forma espontânea e que agora toma outra proporção, pois desta vez o foco é fortalecer o vínculo com o público leitor”, explica o idealizador do evento, Arnaldo Salustiano, que conta a estratégia de instigar o público a ler e acompanhar o projeto. Os autores falarão sobre suas obras e dialogarão sobre literatura em cada um destes momentos.

Simone foi a primeira escritora convidada, com romances lançados desde 2008. “Para mim, essa forma popular de difusão do livro é uma maneira de ir até onde o público está”, conta a escritora. Foi justamente o que fez a Ludmila Santana, 13 anos, que levou para casa um dos livros distribuídos. “Me chamou a atenção os títulos e as capas, uma variedade de livros que nos traz curiosidade sobre suas histórias.”

“O Fundo, através da modalidade de literatura, liga publicação do livro até a difusão popular da obra”, aponta a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro. No último edital, de 2021, estão previstos mais de R$ 100 mil para três projetos que compreendem a publicação de um livro, circulação e eventos literários.

06/05 – Livraria Mistura Caipira
Local: Avenida Mato Grosso, 627, Jundiaí