Inscrições abertas para o 2º Programa de Exposições da Galeria Antônio Sibasolly

Edital premiará artistas nas categorias estadual, regional e nacional com prêmios entre R$ 12,5 mil e R$ 20 mil

As inscrições para a segunda edição do Programa de Exposições da Galeria de Artes Antônio Sibasolly serão abertas nesta sexta-feira, 26. O objetivo é selecionar propostas que promovam o debate sobre a arte contemporânea, impulsionando o cenário cultural e fortalecendo a expressão artística.

A secretária de Integração, Eerizania Freitas, afirma que o programa “estimula o debate e promove a reflexão sobre a arte contemporânea, os movimentos estéticos, além de fomentar ações educativas que possibilitarão uma formação artística. Com isso, continuamos investindo e avançando no segmento cultural em Anápolis, em todas as suas vertentes”, comenta.

O edital contempla artistas brasileiros natos ou naturalizados, assim como estrangeiros residentes no Brasil. Dividido nas categorias estadual, regional e nacional, o programa proporciona oportunidades para artistas que residem no estado de Goiás, nos demais estados da Região Centro-Oeste e em todo o Brasil, respectivamente.

A categoria Estadual destina-se a artistas que residem no Estado de Goiás há mais de dois anos. Os participantes devem apresentar propostas específicas para a Sala Nena de Pina. Na Categoria Regional, aberta a artistas brasileiros ou estrangeiros com residência permanente no Brasil, excluindo-se os residentes em Goiás, a participação está restrita aos estados que compõem a Região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Os inscritos nessa categoria devem propor ocupação para a Sala Zeneide Lucena.

Por fim, a Categoria Nacional permite a participação de artistas com residência permanente no Brasil, exceto nos estados que integram a Região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal). Os participantes dessa categoria devem apresentar proposta de ocupação para a Sala Grande Galeria.

As propostas de exposições selecionadas nas categorias estadual e regional receberão, cada uma, premiação de participação no valor de R$ 12,5 mil; e na nacional no valor de R$ 20 mil. Além das exposições, os contemplados realizarão oficinas de formação para artistas locais e estudantes de artes e áreas afins. A organização oferece, ainda, todo suporte financeiro necessário para a execução das exposições, incluindo montagem, ações educativas, produção de catálogo digital, divulgação e abertura do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 17 de março de 2024 através do link https://www.anapolis.go.gov.br/espacocultural/. Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (62) 3902-1089.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração, em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, contando com o aporte de R$ 100 mil do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

Sobre a galeria
A Galeria de Artes Antônio Sibasolly foi inaugurada em 27 de julho de 1982 e, por cerca de 20 anos, funcionou no hall de entrada do Teatro Municipal, situado no prédio do Centro Administrativo de Anápolis. A instituição recebe o nome do artista goiano Antônio Sibasolly, que faleceu em 1979 em decorrência de um acidente de carro.

Em janeiro de 2004, a galeria foi transferida para o edifício do antigo Fórum da cidade, localizado na Praça Bom Jesus. Até o ano de 2023, a galeria ocupava exclusivamente o piso superior, contando com duas salas de exposições, escritório, depósito e uma biblioteca especializada em artes visuais, arquitetura e cinema. Após uma obra de ampliação, a galeria dispõe atualmente de mais de 400m² de espaço expositivo em ambos os pavimentos do prédio. “As políticas municipais no setor das artes visuais têm se consolidado nos últimos anos. Anápolis se destaca não só no Planalto Central, mas em todo o Brasil, graças ao trabalho sério de fomento e valorização do setor”, destaca Eerizania.

Desde 2005, a Galeria lança editais anuais abertos à participação de artistas de todo o país, além de receber projetos premiados em editais de fomento estadual e nacional. A instituição é responsável pela realização do Salão Anapolino de Arte, um dos eventos de artes visuais mais relevantes do Planalto Central. O evento acontece desde 1980 e, em 2023, em sua 27ª edição, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, distribuiu cerca de R$ 90 mil em prêmios.

2º Programa de Exposições da Sibasolly
Inscrições: de 26 de janeiro a 17 de março de 2024