Goiano de Basquete de base retorna com bom público e adrenalina em Anápolis

Competição reuniu mais de 300 atletas de todo o Estado, em quatro categorias, em confrontos disputados nos Ginásios Newton de Faria e Carlos de Pina

Foto: Carlos Alberto Pasti

“É gratificante sair de casa com mais segurança, respirar ar puro e poder acompanhar um pouco de esporte com partidas de basquete em nossa cidade”, disse o engenheiro civil Nasser Cecilio Daher, de 56 anos, que viu seu filho Jorge atuar pela equipe do Vianópolis/Vultures, na categoria sub-16, no Ginásio Newton de Faria. As categorias sub-14, 18 e 20 também completaram as finais de base do Goiano de Basquete, realizado em Anápolis no fim de semana e que se estendeu durante o feriado, reunindo mais de 300 atletas de todo o Estado.

Entre eles, o anapolino Gabriel Jevaro, de 17 anos, ala-pivô da ABA (Associação de Basquete de Anápolis), que representou a cidade. “Comecei por incentivo da minha tia. Meu pediatra disse que tinha todas as condições de jogar basquete. Iniciei aos 14 anos no Adesba, depois fui para a ABA. Nunca é tarde”, ressalta Gabriel, que comemorou o retorno das competições. “Estava com saudade. Esporte é saúde, convívio, entrosamento e alegria.”

O diretor municipal de esportes, Kim Abrahão, destacou que novos eventos virão pela frente. “Já sediamos, em um curto espaço de tempo, em parceria com federações, entidades e associações, competições de automobilismo, judô, basquete, futebol, além de apoiarmos eventos de skate e breaking. Em breve teremo ciclismo, futsal e o festival paralímpico, importante no processo de inclusão social, um dos objetivos da gestão”, finaliza.

O presidente da Federação Goiana de Basquete (FGB), Ely Pascoal, afirmou que apesar da pandemia ter atrapalhado a realização de eventos nos últimos dois anos, hoje já estamos vencendo os obstáculos. “O importante é ver essa garotada fazendo o que gosta. E nada melhor que essa parceria para trazer as finais a Anápolis, que conta com uma boa estrutura e ginásios de qualidade como o Newton de Faria e Carlos de Pina”. Segundo Ely, em breve será realizado a Copa Brasil de Seleções, em Goiânia, e atletas anapolinos devem compor o elenco da equipe que representará o Estado.

O Campeonato Goiano de Base em Anápolis foi realizado da Federação Goiana de Basquete (FGB) e respeitou as regras de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura. Ao fim da competição, houve premiação com medalha e troféu para os primeiros colocados.

FINAIS

Sub-14