Festa do Milho resgata tradição e traz comidas típicas em Joanápolis

Retorno do evento é marcado por grande público, orquestra de violeiros, quadrilha e passeio ciclístico

Foto: Ana Laura Zanni

A tradicional Festa do Milho, no último fim de semana, em Joanápolis, fez com que o morador do distrito, Sebastião Correia, de 60 anos, relembrasse os bons momentos que viveu nas edições anteriores. “Voltar depois de três anos, por causa da pandemia, é emocionante. O distrito precisa de entretenimento, incentivo, movimentar o comércio, as barraquinhas”, disse. Para ele, a socialização também foi um dos pontos altos do evento. “Aqui, encontramos velhos amigos e aproveitamos para colocar o papo em dia.”

O secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, destacou o grande público na Festa do Milho, que fomenta o comércio local. “Foi bonito de ver aqui presente a sociedade anapolina, moradores do distrito e de cidades circunvizinhas. Queremos valorizar a tradição, o homem do campo e fortalecer o comércio já que proporciona renda às famílias”, afirma.

Como parte do evento, no dia 28 de junho foi realizado o curso de processamento artesanal do milho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na casa da dona Maria Auxiliadora, de 73 anos. “Nos reunimos e fizemos delícias para os moradores degustarem durante a festa. Teve risole, chica doida, cural, pamonha, pipoca… Fiquei honrada em colaborar junto com minhas colegas de curso”, ressalta.

O show com a Orquestra de Violeiros, na noite de sexta, reuniu centenas de pessoas na Praça Olinda Ventura de Moraes. E, logo depois, foi escolhida a nova rainha da Festa do Milho. A vencedora foi Letícia Garcez. A primeira princesa foi Bárbara Godoy e a segunda, Mayara Barbosa. O dia contou ainda com a apresentação da quadrilha de adultos e com a degustação de comidas típicas derivadas do milho e muita diversão para a criançada com brinquedos infláveis.

No dia seguinte, a programação teve início à tarde com o passeio ciclístico Trajeto do Milho, que contou com a parceria da Performance Bike. Os participantes percorreram aproximadamente 20 quilômetros, com saída do CEITec e chegada em Joanápolis. O ciclista Rodrigo Luiz de Souza, de 42 anos, reiterou a importância de movimentos como esse. “Conhecemos um pouco da cultura, da tradição, e levamos inspiração a todos da região”, conclui.

Os visitantes ainda se impressionaram com a exposição de carros antigos, parceria com a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar). À noite, o sexteto da Orquestra de Violeiros trouxe moda de viola. Na sequência, foi a vez dos meninos da quadrilha Levanta Poeira animarem a festa com danças, trazendo a tradição da festa junina.

O encerramento da festa contou com o show da dupla Denys Muniz e Luis Antônio, com o famoso modão sertanejo. “Essa é a 6ª edição da Festa do Milho, a última foi realizada em 2018. É muito gratificante que aconteça nesse período pós-pandemia. Podemos confraternizar, celebrar a alegria de cada colheita e valorizar os produtores rurais. Fica aqui a nossa satisfação com este evento, mais ainda com a participação do público e com o pensamento de que no próximo ano será ainda melhor”, finaliza Denys, que também é subprefeito de Joanápolis.

A 6ª edição da Festa do Milho foi realizada pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, e contou com o apoio do Senar, Performance Bike, Inovar Cosméticos, Café Rancheiro, Apcar, CMTT, Polícia Militar e Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura.