Festa da Mexerica em Goialândia volta com muita música e diversão

Retorno do evento celebra liderança de Anápolis na produção da fruta entre os municípios goianos; cidade ocupa sexto lugar no ranking nacional

Foto: Bruno Velasco

A Praça Crispim Antônio de Oliveira, em Goialândia, ficou pequena neste fim de semana. Isso porque a Prefeitura de Anápolis promoveu mais uma edição da Festa da Mexerica, que voltou com tudo depois de dois anos suspensa em razão da pandemia da Covid-19, e trouxe aos moradores alegria e diversão. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura preparou uma programação na sexta-feira, 3, e sábado, 4, com música ao vivo, exposição de carros antigos, oficinas de empreendedorismo, palestras, além de comidas típicas e atrações culturais.

Há 45 anos morador da região, seu Gonçalves João de Almeida trabalha na produção de mexerica e, emocionado, falou da satisfação em participar da festa novamente. “É tão bom podermos retornar e ver as pessoas reunidas, povo acolhedor”, diz.

As atividades começaram cedo, na sexta, com muita diversão para as crianças da Escola Municipal Professor Jesus Duarte. Teve pula-pula, escalada e pintura por meio da Escola Viva. Durante a tarde, foi o encerramento do curso “Cozinha rural: processamento caseiro da mexerica”, parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Anápolis. “Amo cozinhar. Preparamos muitas degustações para a festa, como bolos, brigadeiros e doces cristalizados. Eu me sinto realizada”, afirma a dona Maria José Borges, uma das participantes do curso.

Na sexta também aconteceu a oficina “Empreender no Campo”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para produtores, comerciantes e empreendedores da região na Sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Wender Rodrigues, que reside numa fazenda nas proximidades de Goialânida, produz mexerica e participou do momento. “A parte teórica é muito importante para me aperfeiçoar. Meus produtos abastecem, por exemplo, cidades como Anápolis e Goiânia. Essa oficina de qualificação veio em boa hora”, completa.

À noite, a Orquestra de Violeiros movimentou a festa com muita simpatia e música à moda antiga; e logo depois ocorreu a escolha da nova Rainha da Mexerica 2022, que levou o público ao delírio. A vencedora foi Isabela Borges, enquanto a primeira princesa foi Luiza Santana e a segunda, Giovana Gomes.

Já no sábado, os ciclistas acordaram cedo e participaram da trilha da Mexerica, trajeto de bike entre a Vila Fabril e Goialândia. O percurso foi de 25 km e na chegada ao distrito teve café da manhã para os atletas. “Não foi difícil. Fico feliz por participar com meus amigos desta data comemorativa. Também agradeço a recepção”, conclui a ciclista Ana Alice dos Santos.

Na programação noturna, no encerramento da festa, destaque para a exposição de carros antigos, que impressionaram tanto os visitantes quanto os moradores de Goialândia em uma parceria com a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar), e a apresentação da banda da PM Show Goiás, com repertório que relembrou sucessos da década de 80 e agradou ao público.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, a Festa da Mexerica valoriza a cultura e economia da região. “Temos aqui um polo que vende muito desta fruta para o país inteiro. Sem dúvidas Goialândia é a capital da mexerica”, afirma.

Já o subprefeito do distrito de Goialândia, José Guedes, ressaltou que a realização da festa chega para fortalecer o comércio e trazer visitantes para conhecer a região. “Temos aqui cerca de 40 produtores de mexerica. Essa data é memorável com toda certeza. Agradeço a todos que colaboram para essa festa”, finaliza.

Produção
Anápolis ocupa a primeira posição entre os maiores produtores de mexerica de Goiás e a sexta em todo o país. O distrito de Goialândia é um dos protagonistas do desenvolvimento econômico da região, onde estão instaladas grandes fazendas, mas também pequenos produtores da agricultura familiar. Segundo dados de 2021 da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Anápolis produziu cerca de 24,5 mil toneladas, com área de plantio de 976 hectares e produção de 25 toneladas por hectare, de acordo com último levantamento da pasta.