Estudantes do Programa Forças no Esporte participam de ações do Maio Laranja

Público assistiu peça teatral e participou de palestra contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Ana Laura Zanni

Mais de 550 estudantes da rede municipal de Educação, atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), participaram nesta semana de uma ação de conscientização, com peça teatral e palestra, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento faz parte das ações de conscientização da campanha Maio Laranja, realizadas durante todo o mês pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Integração.

“Precisamos criar a consciência em nossas crianças para que consigam identificar os abusos assim como apontar os abusadores. Somente assim, avançaremos no combate ao abuso e à exploração sexual que tanto machucam crianças e adolescentes”, pontua a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

O objetivo do Profesp é reduzir os riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social por meio da oferta de atividades no contraturno escolar, como natação, futebol, karatê, atletismo, xadrez, além da promoção de diálogos e palestras. Os estudantes são acompanhados por coordenadores pedagógicos e esportivos, além de monitores, e também têm todo o suporte alimentar durante o tempo em que estão dentro da organização militar.

Para o secretário Municipal de Educação, Alex Martins, trazer este tema para o contexto das unidades de ensino é uma forma de unir entidades, conselhos e família na prevenção, identificação e denúncia de possíveis casos. “O Profesp é um programa que realiza todo um trabalho social e educacional por meio do esporte. Trazer esse tema para o cotidiano dos estudantes cria oportunidades para que possamos encarar esse problema e desenvolvermos políticas públicas na área de prevenção e assim proteger o nosso maior patrimônio, que são nossas crianças e adolescentes”, comenta.

Desde 2017, o Profesp atende crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e, atualmente, contempla estudantes das Escolas Municipais Alfredo Jacomossi, Belisária Corrêa de Faria, Dona Alexandrina, Dr. Adahyl Lourenço Dias, Jerônimo Vaz, João Beze, Manoel Gonçalves da Cruz, Pedro Ludovico Teixeira, Presbiteriana Dayse Fanstone e Professor Ernst Heeger.