Equipe de educação no trânsito da CMTT visita escolas da rede municipal

Apresentações com artistas circenses, minicircuito e concurso de desenho foram desenvolvidos para conscientizar estudantes sobre um trânsito seguro

Foto: Ana Laura Zanni

Sinal verde para a aprendizagem. A Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) realizou, nesta semana, ações voltadas para um trânsito seguro em unidades de ensino da Rede Municipal. O objetivo da parceria com a Secretaria Municipal de Educação é que os estudantes reproduzam o que aprenderam em casa.

Minicircuito com faixas de pedestres, semáforos, agentes de trânsito e carteirinha de motorista foram montados para atrair a atenção dos estudantes. “As atividades pedagógicas realizadas nas unidades colaboram na construção de bases e na formação de futuros condutores. Isso inclui o respeito às regras, independente do papel que o cidadão desempenha no trânsito, seja ele pedestre, passageiro, motorista ou ciclista”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas.

Entre as atividades, os alunos também assistiram a apresentações com artistas de circo abordando pontos como a conduta de pedestres e condutores, sinalização e a importância de estar sempre atento para que acidentes sejam evitados. “O projeto com artistas circenses tem o intuito de preparar a próxima geração de condutores e, para isso, preparamos uma apresentação bem lúdica e divertida”, aponta a gerente de Educação no Trânsito, Yasmini Gama.

Concurso
A União dos Estudantes Secundaristas e Superiores de Anápolis (UESa), em parceria com o Observatório Nacional do Trânsito, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Anápolis e a Secretaria Municipal de Educação, realiza a segunda edição do Concurso de Redação, Vídeo e Desenho. O tema – Pedestres e ciclistas, ver e ser visto – visa a participação de alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino de Anápolis. O certame é divido entre as turmas do ensino fundamental 1, onde alunos do 3º e 4º ano participam do concurso de desenho, já os do 5º ano competem em redação. Os do 6º e 7º ano competem no concurso de vídeo.

Após avaliação dos trabalhos feita por comissão julgadora, a premiação final do concurso ocorrerá durante a realização do 1º Encontro de Profissionais do Trânsito de Anápolis, no dia 30 de setembro, a partir das 8 horas da manhã, no Hotel Intercity. O evento contará com a participação dos gestores das unidades de ensino, estudantes acompanhados dos pais ou responsáveis, além de representantes de autoridades e líderes de entidades ligadas ao trânsito no município.