Educação inclusiva é tema de curso para profissionais da rede municipal de Educação

Módulo faz parte de formação continuada do biênio 2022-2023 para gestores e coordenadores de escolas e CMEIs

Foto: Bruno Velasco

A educação inclusiva, suas abrangências, pressupostos e papel social foram alguns dos temas trabalhados com os gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de educação infantil e nas escolas da rede municipal. O encontro, que aconteceu nesta semana, foi mediado pela equipe do Centro de Formação dos Profissionais em Educação (Cefope) e contou com a participação de mais de 200 servidores.

O curso “A Gestão Didático-Pedagógica de Resultados: Sistema de Ensino e Trabalho em Rede no Contexto Pós-Pandêmico” faz parte de uma proposta de formação continuada com carga horária de 180 horas, destinada aos gestores, coordenadores pedagógicos e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

“As formações realizadas pela Secretaria tem como intuito promover uma reflexão sobre temáticas voltadas para estudos teóricos e práticos e que propiciarão desenvolvimento profissional, pessoal e cognitivo do grupo gestor de cada unidade, à luz das diretrizes curriculares e estudiosos da área de gestão”, explica o secretário Alex Martins, titular da Educação em Anápolis.

Para Valéria Rodrigues, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Elzira Balduíno, uma postura inclusiva inspira outras pessoas. “Formações como essa nos fazem entender que a escola tem um papel fundamental no processo de inclusão dos estudantes e que nós, juntamente com a família e a comunidade, podemos fazer a diferença na vida de cada um”, avalia.

O próximo módulo da formação está previsto para acontecer nos dias 27 e 28 de março e deve abordar a temática “Ética e Relações Interpessoais”.