notícias eam

Prefeitura de Anápolis abre Escola de Administração Municipal para capacitar servidor

A Escola de Administração Municipal, órgão da Prefeitura de Anápolis, inicia suas atividades na próxima segunda-feira (20) e passará a oferecer treinamento, capacitação e formação contínuos e regulares para os servidores

Para a secretária municipal de Governo e RH, Raquel Antonelli, a EAM vai permitir uma melhor oferta dos serviços públicos municipais e garantir o crescimento do servidor — Foto: Reprodução.
Secretária municipal de Governo e RH, Raquel Antonelli – Foto: Reprodução.

VÂNIO LIMIRO

A Escola de Administração Municipal (EAM), promove na próxima segunda-feira (20), a aula inaugural do primeiro curso de capacitação de servidores, marcando o início das atividades permanentes como o braço da gestão que terá a atribuição de promover formação, treinamento e capacitação dos agentes públicos municipais, visando desenvolver competências para a entrega de um melhor serviço ao cidadão.

De acordo com a secretária municipal de Governo e Recursos Humanos, Raquel Antonelli, o objetivo maior da escola é alcançar excelência na oferta dos serviços públicos municipais e garantir o crescimento profissional e pessoal do servidor.

“A EAM vai representar muito para a Prefeitura e para o servidor. Será um espaço de capacitação e treinamentos que visa tratar da formação geral do servidor, a fim de que ele possa prestar um serviço público de qualidade e eficiência. Neste contexto, a escola de administração assume um papel importante na formação e capacitação de todos servidores municipais em suas diversas áreas de atuação. A EAM visa ajudar o servidor a desenvolver suas competências, para que exerça seu papel na gestão pública de forma promissora, servindo a população com eficiência e qualidade”, destacou Antonelli.

O primeiro curso será o de Gestão de Conflitos e Liderança. O curso está relacionado à prática profissional, abordando a importância das figuras de liderança nos cargos de gestão. Tem como objetivo desenvolver habilidades relacionadas a liderança, identificação de conflitos e seu gerenciamento, além de trabalhar questões relacionadas a motivação no trabalho e os diferentes tipos de gestão e atuação.

O Curso de Gestão de Conflitos e Liderança é destinado a chefes de gabinetes, diretores e gerentes da Prefeitura, cuja participação é obrigatória. Será ministrado em formato híbrido, com aulas presenciais no início e final, e as demais aulas ministradas por videoconferência e terá carga de 30 horas. Mais de 200 servidores vão participar da capacitação. Para a aula inaugural desta segunda-feira os participantes terão duas palestras, com temas como liderança e inovação no serviço público.

Inovação

Criado pelo Decreto 42.348/2018, a Escola de Administração Municipal, subordinada à secretaria de Governo e Recursos Humanos, já está com a plataforma digital em operação. Os objetivos da EAM incluem o tratamento da formação geral do servidor público municipal em consonância com os princípios éticos e ações estratégicas vinculadas a programas de governo, visando à otimização na prestação dos serviços públicos. Além disso, a EAM tem por intuito promover, elaborar e executar os programas de capacitação, visando dar efetividade ao princípio constitucional da eficiência da Administração Pública.

De acordo com o decreto que criou a EAM, ela atuará com as seguintes atribuições:

·       Implementar programas de integração inicial para carreiras e de capacitação permanente para agentes públicos;

·       Executar programas de desenvolvimento gerencial, modernização na fluência digital e de capacitação para atendimento aos usuários internos e externos;

·       Realizar programas de capacitação, atualização ou especialização em áreas específicas, conforme necessidades identificadas pela Administração;

·       Fomentar e divulgar, sempre que possível, conhecimentos sobre gestão pública, por meio de estudos, eventos, seminários, atividades, editoriais, intercâmbios culturais e periódicos;

·       Realizar desenvolvimento de pessoal, também por meio de convênios com escolas de governo estadual ou federal;

·       Manter intercâmbio com organizações congêneres;

·       Estabelecer vínculo periódico com entidades, associações, instituições e similares, de natureza pública ou privada, capazes de declinar com proeminência sobre técnicas e assuntos de relevância irrefutável aos objetivos instituídos neste regulamento.

O processo de ensino da EAM está organizado em cinco núcleos: formação centralizada, formação da educação, tecnologia da informação, apoio ao servidor e formação da saúde.

Os conteúdos digitais serão produzidos em parceria com a secretaria municipal de Educação. As vídeo aulas serão produzidas no Centro de Ensino à Distância da SEMED. Além de conteúdo dos próprios cursos, a EAM firmou parcerias com importantes plataformas de ensino à distância como o AVAMEC -o ambiente virtual de aprendizagem do ministério da Educação; e outras plataformas como as da Fundação Demócrito Rocha, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual do Maranhão.

16/02/2022 23h13Por: Redação