Dia da Árvore terá oficina com entrega de mudas e sementes em Anápolis

Secretaria de Meio Ambiente ainda fará ação de reflorestamento em área de preservação permanente

Foto: Bruno Velasco

Comemorado nesta terça-feira, 21, em todo o país, o Dia da Árvore busca informar a população sobre a importância da preservação das árvores para o meio ambiente. Com o objetivo de orientar os anapolinos e estimular a sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano preparou diversas atividades para celebrar a data no município. As ações que incluem plantio de mudas, palestras, distribuição sementes, além da continuação do projeto de plantio e reflorestamento de áreas de preservação permanente (APPs).

No Parque Ipiranga, às 9 horas, em parceria com o Rotary Clube Anápolis e com a participação dos alunos do 5º e 6º ano da Escola Municipal Antônio Constante, ocorre a oficina de plantio próximo à escultura de metal “Abstração Ipiranga – Rio Vermelho”, do artista plástico Anapolino Silvio Morais. Já a atividade de plantio e reflorestamento acontece na Rua JM 65, no Setor Jamil Miguel (II etapa), em parceria com a Câmara Municipal de Anápolis. Recuperar as áreas de preservação permanente (APPs) da mais importante bacia de abastecimento de Anápolis, o Piancó, é fundamental para enriquecer o lençol freático e diminuir as erosões para que o rio continue abastecendo o município de forma sustentável nos próximos anos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Douglas Ribeiro, as bacias de contenção são necessárias para diminuir a velocidade da água antes dela atingir os leitos, prevenindo o assoreamento do rio. “Essas bacias de água são interligadas. Assim, a água vai perdendo força, paulatinamente, e não assoreia o rio”, explica. “Esse sistema”, lembra, “também cria um reservatório natural de água”.

“A Secretaria também procura apresentar à população o trabalho realizado pela gestão e seu comprometimento com o meio ambiente. Outro fator que vale destacar é o embasamento dos recursos tecnológicos, profissionais capacitados e a contribuição dos moradores para ampliar a arborização pública de Anápolis”, avalia o secretário.

Para outubro, dentro do Programa Pró-Água, o município prepara a distribuição de milhares de mudas nativas do Cerrado.