Curso gratuito ensina técnicas de higiene e segurança alimentar

Parceria entre Prefeitura de Anápolis, Senar e Sindicato Rural tem feirantes, comerciantes e produtores como público-alvo

Foto: Ana Laura Zanni

Soyana de Jesus Ribeiro nasceu em Boa Vista do Ramos, no interior do Estado do Amazonas, e se mudou para Anápolis há sete anos. Em sua terra natal, conta que a família trabalhava com hortaliças e farinha. Já em solo goiano, com o esposo, possui um delivery de jantinha em sua própria residência, no Bairro Vila Santa Isabel. Ela é uma das participantes do curso de Higiene e Segurança na Produção de Alimentos, que teve início na manhã de quarta-feira, dia 1º, no feirão do Bairro Jundiaí, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural.

O treinamento, que será concluído na sexta-feira, reúne feirantes, comerciantes e produtores que trabalham com conservas, condimentos, salgados e doces. O conteúdo do curso traz conceitos importantes como alimentos seguros, microbiologia e agentes contaminantes. Além disso, ensina o que são e como combater as doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal do local de trabalho e da matéria-prima, análise das resoluções do Ministério da Saúde, como utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual, dentre outros tópicos.

Para o instrutor do Senar, Cristiano Ferreira, a pandemia transformou o mundo e, na sua opinião, os dois setores que tiveram mais transformações foram o de alimentação e o de ensino à distância. “A grande saída em tempos de pandemia, para muita gente, foi investir em vendas de comida e é por isso que conhecer as práticas de higiene e segurança são fundamentais”, analisa.

O secretário de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Alex Martins, destaca que de janeiro a novembro deste ano foram qualificadas cerca de 1.800 pessoas, o que demonstra a responsabilidade da gestão pública com a geração de emprego e renda. “Para 2022, estamos montando um calendário de cursos gratuitos em parceria com o Senar e o Sindicato Rural voltados para os feirantes e produtores”, ressalta.