Corrida para mães, realizada pela Prefeitura de Anápolis, incentiva cuidados com a saúde

Mãe Nota 1000 entregou troféu e medalhas durante competição no Ginásio Internacional Newton de Faria

Foto: Bruno Velasco

“A mulher está se sobressaindo em todos os espaços e o esporte é um deles”, diz Elaine Maria Silva, mãe da Fernanda e da Talita, e uma das competidoras do desafio Mãe Nota 1000, realizado neste domingo, no Ginásio Internacional Newton de Faria. A iniciativa da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura reuniu mães de todas as idades para a competição que trazia, como pano de fundo, a proposta de valorizar mulheres que, como a Elaine, se dedicam à maternidade sem descuidarem do próprio bem-estar. Ela, por exemplo, pratica atividades físicas há mais de 20 anos e entende que a corrida oferece ganhos em diferentes aspectos da saúde, como a capacidade respiratória e o estado cardiovascular.

As equipes de assessoria esportiva – dentre elas, a equipe da Prefeitura de Anápolis, que dá apoio especializado a quem queira praticar corrida de rua – se organizaram em revezamento com grupos de 20 competidoras, que percorreram um trajeto de 300 metros. A prova durou duas horas, tempo no qual as equipes buscaram fazer o maior número possível de voltas. “Esta ação é um estímulo para valorização das mães que buscam no esporte a saúde, o bem-estar e também a performance competitiva”, aponta a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréa Lins.

Todas as participantes receberam medalhas e os troféus foram entregues para as três assessorias que tiveram os melhores resultados. Corujão Runners ficou em primeiro lugar, com 28,4 km percorridos, Dr. Runner em segundo, com 25,6 km, e a Assessoria de Corrida da Prefeitura ocupou a terceira posição com 24 km. “Temos neste evento um pouco do que já está acontecendo de ações esportivas em um processo de retomada, depois de todo um período de restrições necessárias que a pandemia impôs”, explica o diretor de Esportes, Eduardo Junqueira.

Também participaram da prova a equipe Fernanda Fitness e assessoria Raquel Rodrigues. “A partir do exemplo dessa centena de mães comprometidas com esta prova, é passada uma mensagem contra o sedentarismo para os filhos, familiares e toda a sociedade”, comenta o presidente da Federação Goiana de Atletismo, Genivaldo José Caixeta, que esteve no evento.