Conhecimento é temática do mês de agosto no projeto Talentos do Coração

Cuidados com a saúde foram uma das ações trabalhadas pelas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação

Foto: Ana Laura Zanni

“Conhecimento para mim é tudo aquilo que eu aprendo na escola e que vou usar para o meu futuro”, conta a estudante Manuela de Souza, de 10 anos, que sonha em estudar para ser professora. Já a aluna Milena Brandão, de 9 anos, dá como exemplo de conhecimento o que teve que aprender sobre a pandemia e os cuidados para retornar presencialmente para a escola. “Para voltar para as aulas presenciais, aprendi que tenho que usar máscara, passar álcool em gel e manter o distanciamento.”

As palavras da estudante da Escola Municipal Esther de Campos Amaral são resultado do conteúdo desenvolvido no Projeto Talentos do Coração, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo Greice Bueno, professora da mesma unidade de ensino, a habilidade trabalhada no mês de agosto (o conhecimento), assim como uma árvore, precisa ser nutrida diariamente para que traga frutos.

De acordo com a BNCC, o tema do conhecimento é uma competência que visa entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade. “Todos os componentes curriculares contribuem para que os estudantes entendam e se apropriem do processo de construção do conhecimento, a fim de compartilharem informações e construírem coletivamente o conhecimento”, pontua a secretária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas.

A professora Greice afirma que este tema é extremamente importante para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Conhecimento é o ato de entender, compreender e aprender por meio de raciocínio e experiências”, aponta a educadora. De acordo com a assessoria pedagógica, a educação não consiste em apenas compreender e reconhecer a importância do que foi aprendido, mas, principalmente, refletir sobre como ocorre a construção do conhecimento, conquistando autonomia para estudar e aprender em diversos contextos, inclusive fora da escola.