Ciência e tecnologia aliadas às boas práticas geram impacto na vida dos estudantes e no meio ambiente

Primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcada por lives sobre Wash, Logística Reversa e Inteligência Artificial

Foto: Ana Laura Zanni

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT) começou com muito conhecimento e aprendizagem. Logo no primeiro dia, professores e estudantes puderam acompanhar lives discutindo gestão dos recursos hídricos, logística reversa e inteligência artificial. As unidades de ensino também estão realizando feira de ciências virtual, com apresentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes da rede, e o Centro de Formação de Profissional da Educação (Cefope) recebe oficinas abertas a toda a comunidade escolar.

Carmencita Tonelini é graduada em Ciências Biológicas (UEG) e especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG), além de ser responsável pelo Projeto Wash, que discute a sustentabilidade e gestão da água, saneamento e higiene nas unidades de ensino de Anápolis. “Nós temos que trabalhar para que todas as pessoas do planeta tenham água, saneamento, higiene, energia elétrica e educação de qualidade”, afirma a bióloga.

O engenheiro ambiental e sanitarista Jean Moutinho falou com professores e estudantes sobre a logística reversa, que é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e destinar resíduos sólidos corretamente. “Hoje em dia, em muitas residências há resíduos eletrônicos, como um celular que ficou antigo, pilhas, baterias, cabos e carregadores. E na maioria das vezes, nós não sabemos como dar uma destinação correta para este material. É necessário realizar a captação desse lixo para fazermos o processo de reciclagem e colocarmos este resíduo de volta à cadeia produtiva.”

O professor Paulo Henrique Rafael abordou as aplicações educacionais da inteligência artificial com realidade aumentada, agentes pedagógicos e afetividade na aprendizagem. “O objetivo é compreender de maneira mais profunda e detalhada como a aprendizagem realmente ocorre, fornecendo subsídios para melhorar as práticas educacionais”, destaca.

As palestras e feira de ciências estão acontecendo das 8h30 às 11h30, e também das 13h30 às 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal Portal Educação de Anápolis-Go, no YouTube. Já as oficinas serão presenciais, com público reduzido, no Cefope, que fica na Avenida São Francisco, n° 880, bairro Jundiaí. A inscrição deve ser feita pelo link: https://linkr.bio/snct2021.

Compartilhar publicação