Centro de Convivência de Idosos passa por reforma e modernização

Investimento da Prefeitura de Anápolis possibilita mais conforto e acessibilidade a idosos atendidos

Tathy Serbêto

Foi uma tarde de reencontros e muita alegria durante a entrega da reforma e modernização do Centro de Convivência de Idosos (CCI), nesta sexta-feira, 29. A Prefeitura investiu mais de R$ 612 mil na melhoria do espaço de convivência para trazer ainda mais qualidade para o serviço, que se reflete no conforto e na segurança dos usuários da unidade.

Devido à pandemia, os atendimentos presenciais precisaram ser suspensos para preservar a saúde dos idosos e mantê-los seguros, mas durante esse período, o vínculo da instituição com seu público foi continuado por meio de visitas domiciliares e ligações telefônicas. O CCI promove diariamente atividades como ginástica, hidroginástica, artesanato, coral, oficinas de informática, atendimentos médicos e odontológicos e grupos de convivência, além das tradicionais tardes dançantes e festas temáticas que são a alegria dos idosos. Agora, com reforma realizada na unidade, tudo isso vai acontecer em um espaço mais moderno, acolhedor e acessível.

A obra teve início em janeiro de 2022 e envolveu toda a estrutura, contando com a substituição de telhado, pintura geral, reparos na cozinha, substituição de portas, instalação de forro de PVC em toda a área, acessibilidade em todo o prédio e revisão da parte elétrica, garantindo a segurança da população da terceira idade.

A diretora de Proteção Social Básica, Flávia Xavier, fala sobre os benefícios da obra. “É uma reforma estrutural completa, que vai do teto aos banheiros, e vai ajudar muito a melhorar a qualidade dos atendimentos e fazer com que os idosos se sintam ainda mais acolhidos. Será uma alegria para nós poder recepcioná-los com tudo novinho”, disse.

Em dias de pleno funcionamento, a equipe do CCI chega a fazer de 500 a 600 atendimentos semanais. O grande diferencial da reforma foi tornar o espaço de convivência ainda mais acessível, facilitando a locomoção dos idosos com dificuldades motoras. “No CCI, quem manda é a população e especialmente os idosos atendidos. Essa é a razão dessa reforma e de todo o empenho para propiciar o melhor a cada um deles”, aponta o prefeito Roberto Naves.

“Neste período de pandemia e isolamento social, muitos colegas adoeceram, sentiram solidão e tristeza. O CCI é fundamental para nós, tanto para mente como para nosso corpo”, conta Delisbeth Aparecida de Castro Oliveira, de 64 anos, que participa há cinco anos de diferentes atividades, como coral, pintura, zumba, dança e também é conselheira municipal dos Idosos. Em 2019, ela foi eleita a “Miss CCI” e continua ostentando sua faixa até o próximo concurso de beleza.