Castramóvel retornou às atividades nesta quarta-feira, 27, no Reny Cury

No local, foi realizada a castração de animais já cadastrados, feitas novas inscrições e aplicada vacina contra a raiva

Foto: Gabriel Augusto

O Castramóvel retornou às suas atividades em 2024 e o primeiro local a receber a unidade foi o Feirão do Reny Cury. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 27, onde foram castrados todos os animais machos de pequeno e médio porte que já tinham o procedimento agendado conforme cadastro.

Também houve cadastro para castração e vacinação contra a raiva para animais com idade acima de três meses. A próxima data de ação do Castramóvel será anunciada em breve. A recomendação é que todos estejam em jejum de água e comida por 12 horas.

As fêmeas e machos de grande porte são castrados no próprio Centro de Zoonoses, mediante agendamento, feito previamente nas regiões com auxílio da Secretaria Municipal de Integração, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A triagem considera questões sociais do dono do animal, tais como se a família está em situação de vulnerabilidade e a análise socioeconômica. Dessa forma é montado o cronograma por bairros. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Zoonoses (confira o endereço e telefone abaixo).

O Castramóvel foi entregue pela atual gestão e trata-se de um ônibus adaptado com salas cirúrgicas, de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica, entre outros equipamentos necessários para o procedimento de castração de animais.

Cães e gatos acima de três meses de idade contam agora com três postos fixos para receber a vacinação antirrábica em Anápolis. São eles: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Cada local tem um cronograma de atendimento (veja abaixo).

Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Avenida Belo Horizonte, quadra D, lote 29 — Bairro Santo André/Victor Braga
Telefone: (62) 3313-1336

Postos fixos para vacinação antirrábica:

  • Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
  • Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.
  • Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira das 13h às 18h.
Compartilhar publicação