Campeonato de judô reforça o papel de Anápolis na cena esportiva do Estado

Cidade receberá cinco das oito etapas e contou com mais de 500 atletas no último sábado

Foto: Gislaine Matos

Academias e equipes agitaram o Ginásio Internacional Newton de Faria e no tatame, com transmissão online e ao vivo de cada confronto. Esse foi o clima da 4ª etapa do Campeonato Goiano de Judô, que tem o apoio da Prefeitura de Anápolis e aconteceu durante todo o sábado neste último final de semana.

Entre os familiares e público presente, a Elizângela Martins foi acompanhar o atleta João Marcelo, de 10 anos, que estava se concentrando para sua luta no nível sub-13, uma das categorias com acesso ao campeonato brasileiro, junto aos sub-15 e sub-21. “A preocupação inicial era com uma atividade física para que pudesse melhorar um quadro de saúde. Além de conseguir isso através do judô, tem ganhado na disciplina e no desempenho escolar”, conta ela.

Para João Marcelo, em seus treinos semanais e competições, o esporte proporciona para ele uma diversão.

“Praças esportivas de excelência, como o Ginásio Internacional, junto ao fomento que o município tem oferecido ajuda na descoberta de novos talentos”, aponta o diretor de Esporte, Eduardo Junqueira. O campeonato goiano está na quarta de oito etapas previstas para acontecerem até novembro deste ano. Cinco delas serão realizadas em Anápolis. “Em todos os aspectos do judô, da competição ao trabalho de base em caráter social, temos aqui na cidade um dos maiores expoentes, inclusive por onde temos passado no País”, destaca o presidente da Federação Goiana de Judô (Fegoju).

Além dos sub’s (11, 13, 15, 18 e 21), aconteceu a modalidade de festival, com idade até 8 anos, que contagiou a todos com as brincadeiras realizadas com os professores antes de iniciarem as lutas, com todos recebendo premiação. Os experientes do goiano tiveram seus confrontos nas categorias Sênior (nascidos até 2007) e Máster (nascidos até 1992). O Campeonato Goiano de Judô tem arbitragem em padrões nacionais e é uma realização da Fegoju, contando nesta última etapa com o apoio da Prefeitura de Anápolis.