Às vésperas da Festa da Banana, produtores de Souzânia recebem orientações de plantio

Evento que ocorre nos dias 16 e 17 de setembro encerra circuito de festas neste ano em distritos de Anápolis com foco em agronegócio

Foto: Renato Lopes

O produtor rural Acenir Ferreira de Rezende, da Fazenda Alves, no distrito de Souzânia, recebeu profissionais da Diretoria de Agricultura, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, nesta terça-feira, 13, em visita técnica voltada para melhorar o desempenho da produção de banana. Há mais de 25 anos na área, seu Acenir produz quase 500 caixas da fruta por mês em 10 hectares de terra. “Sou feliz com o que faço porque isso sustenta a minha família e leva comida para a mesa de muita gente”, disse.

A série de visitas na região acontece na semana em que está marcada mais uma edição da Festa da Banana, que acontece nos próximos dias 16 e 17 de setembro, na Praça da Matriz Nossa Senhora D’Abadia. Cursos gratuitos, exposição de carros antigos, desfile para a escolha da nova rainha da festa, além de atrações artísticas fazem parte da programação do evento, realizado pela Prefeitura de Anápolis.

“O objetivo está sendo cumprido, que é o de valorizar o produtor rural e os produtos da terra. Queremos levar aos moradores da região e turistas um pouco da tradição, lazer e entretenimento com boa música e comidas típicas”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins.

Na sexta-feira, 16, as atividades começam a partir das 8h, com a Escola Viva levando lazer e entretenimento às crianças na Escola Municipal Gomes Santana Ramos. A partir das 19h, ocorre a cerimônia de abertura, apresentações locais, da Orquestra de Violeiros e escolha da rainha da festa.

Já no sábado, 17, às 16h, está marcado um passeio ciclístico aberto a toda a população. No mesmo horário, haverá uma exposição de carros antigos, em parceria com a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar). À noite, o encerramento será com a celebração da missa, novas apresentações locais e artísticas, além do Grupo Folclórico Brasil Central.

Trajeto de bike
Os interessados em participar do passeio ciclístico com destino a Souzânia, marcado para o sábado, às 16h, deverão portar capacete, óculos, luvas e demais acessórios de segurança. O percurso é de aproximadamente 28 quilômetros e o ponto de partida será o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec), ao lado do Parque Ipiranga, no bairro Jundiaí, e contará com a parceria da Performance Bike e Paquitos Galáticos.

Será oferecido lanche aos participantes, água e haverá sorteio de brindes na chegada à festa. O retorno até Anápolis é de responsabilidade de cada ciclista. Veja o trajeto: https://www.strava.com/routes/3004486190743664528

14/09 a 16/09: Curso Senar
16/09 a 17/09: Exposição Cultural (“Souzânia conquista a Broadway”)

16 de setembro (sexta-feira)