Apresentações culturais de estudantes da rede marcam encerramento do ano no Cefope

Em 2023, mais de 1.800 alunos participaram de cerca de 35 formações

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope) encerrou na terça-feira, 06, as atividades letivas do ano de 2023. O momento também foi marcado pela última aula do Curso Formação Cultural para a Infância, onde estudantes da rede realizaram apresentações teatrais e musicais de frevo, catira, carimbó, entre outros.

Segundo uma das docentes do curso, Kátia Cilene, cultura é um tema que deve estar cada vez mais trabalhado em sala de aula. “Nós abordamos todos os âmbitos da cultura durante a formação e incentivamos os professores a trazerem para os alunos os movimentos e formas de expressão cultural e artística de cada região, para que eles aprendam a valorizar a diversidade e fortaleçam os laços sociais e comunitários”, ressalta a professora.

Voltado para professores da rede, o Curso Formação Cultural para a Infância teve como objetivo oportunizar a construção de conhecimentos e apropriação de significados para educar crianças sobre a temática Patrimônio Histórico e Cultural, sentimento de pertencimento e noções de identidade.

“O Cefope realiza um trabalho brilhante na formação dos nossos professores, servidores administrativos, equipes gestoras e também de toda a comunidade. Neste ano, por exemplo, o curso de Inglês Básico aberto ao público foi um diferencial e, com certeza, a partir do próximo ano teremos muito mais novidades”, conta Alex Martins, secretário municipal de Educação.

Em 2023, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação ofertou cerca de 35 cursos e oficinas nas áreas de Educação inclusiva, Inglês, Libras, Ferramentas Tecnológicas, Gamificação, Psicologia da Educação, Formação Cultural para a Infância e Fotografia. Com público-alvo que abrange desde gestores escolares, professores, servidores administrativos, cuidadores, até a comunidade em geral, o centro formou neste ano mais de 1.800 alunos.

Compartilhar publicação