Anápolis sedia Festival Paralímpico neste sábado, 4

Devido às condições favoráveis de estrutura e logística, o município está entre as 70 cidades cidades-sede do evento

Foto: Bruno Velasco

Pela terceira vez consecutiva Anápolis está entre as 70 cidades brasileiras que sediam o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que acontece neste sábado, 4, a partir das 8h, no Ginásio Internacional Newton de Faria. A Prefeitura, que proporciona condições favoráveis de estrutura, logística e organização do evento, aguarda quase 150 crianças com deficiência física, visual e intelectual para competições de três modalidades paralímpicas previamente definidas: parabadminton, judô e esgrima em cadeira de rodas. A entrada é aberta ao público.

A secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, acredita que o festival é a oportunidade de os jovens com deficiência terem um contato mais próximo com o esporte e fazerem novos amigos. “Esporte é ferramenta de inclusão social. Anápolis é referência no esporte paralímpico, a exemplo do Alan Wallison, e do próprio Gabriel Zafra, destaques na natação”, disse.

Zafra está inscrito para o festival deste sábado. Recentemente ele conquistou dois ouros e duas pratas nas Paralímpiadas Escolares, modalidade natação. Sua mãe, Daniela Zafra, reiterou que o festival é um incentivo para as pessoas com necessidades especiais começarem em algum esporte. “É uma oportunidade. O Gabriel chega fortalecido já que conseguiu índice para o Brasileiro do ano que vem”, finalizou.

Já a mãe de Marco Antônio Moreira afirma que o evento chega em boa hora devido ao recente isolamento das crianças por causa da pandemia. “Ficaram parados. Precisam praticar esporte. Meu filho tem paralisia cerebral e adora o festival paralímpico, já participou das outras vezes. Está todo animado”, disse Claudia Borges.

O diretor municipal de Esportes, Kim Abrahão, lembra que as duas primeiras edições do festival, em Anápolis, “envolveram mais de 200 crianças e adolescentes”. Em todo o país, foram mais de 17 mil. O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizado pela Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, e conta com apoio da Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA) e Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica).