Anápolis registra aumento de 19% de microempreendedores individuais

Estética, alimentação e comércio varejista estão entre as atividades de maior destaque

Foto: Arquivo

Os primeiros oito meses de 2021 registraram um aumento de 19%, se comparado ao mesmo período de 2020, em inscrições do SIMEI, que é o sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, devidos pelo microempreendedor individual, em Anápolis. Os dados são do Portal do Microempreendedor e da Receita Federal.

O mês de agosto deste ano fechou com 26.751 inscritos. Se o ano começou com 24.068 novos microempreendedores, ao longo de 2021 observou-se um crescimento de 11%. As primeiras cinco atividades com mais registros foram no setor de estética, seguido de promotor de vendas independente, construção em obras de alvenaria, serviços de alimentação e comércio varejista de mercadorias em geral.

Quem acaba de se formalizar no Espaço do Empreendedor, instalado no CEITec, da Prefeitura, é a Suely Pinto de Camargo, de 46 anos, moradora do Setor Summerville. “Estou abrindo um restaurante e vai ter feijoada, salgados, pizzas, além da famosa jantinha. Sempre foi meu sonho e estou animada por abrir meu empreendimento. Agradeço pelo bom atendimento no Espaço do Empreendedor”, diz.

Já o seu Itamar Rodrigues, de 59 anos, morador da Vila Esperança, proprietário de um mercado há oito anos, encarou a saída da informalidade como chance para melhorar os negócios. “Vai me auxiliar a comprar produtos em conta, além do meu espaço se tornar regular, claro. Trabalho com produtos alimentícios, bebidas e rações para animais. Estou finalizando as documentações para garantir meu certificado de microempreendedor individual”, conclui.

Para mais informações sobre como se tornar um MEI, você pode ligar para (62) 3902-1222 ou ser atendido de forma presencial no Espaço do Empreendedor, que fica no CEITec, localizado na Rua Zenaide Roriz, ao lado do Parque Ipiranga. Os atendentes irão abrir o seu MEI, sem burocracia e gratuitamente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.