Anápolis amplia número de estudantes em aulas presenciais da rede

Estudantes sem acesso à internet passam a cumprir jornada exclusivamente presencial e o distanciamento mínimo foi alterado para um metro

Foto: Ana Laura Zanni

Em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, a Rede Municipal de Educação ampliou o percentual de ocupação de estudantes nas unidades de ensino. O atendimento, que antes era de até 50% da capacidade, passa a ser de até 60% nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 1ª fase (2º, 3º e 4º anos) e IIª fase (6º, 7º e 8º anos). A ocupação nas turmas de 1º ano (alfabetização), 5º e 9º anos, passa a ser de 100% da capacidade máxima, desde que obedecido ao distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes, além das outras medidas vigentes.

Portaria lançada no dia 19 de outubro também prioriza o retorno presencial dos estudantes que não possuem acesso à internet ou a tecnologias e suspende a redução da carga horária nas unidades de ensino, que voltam a atender em horário regular.

“A alfabetização é a base da educação e da formação acadêmica. Entendendo a importância da mediação do professor nesse processo, a Secretaria Municipal de Educação retorna com 100% dos estudantes presencialmente”, pontua a secretária da pasta, Eerizania de Freitas, sobre a mudança que atinge as turmas do 1º ano do ensino fundamental.

O retorno completo também está previsto para as turmas do 5º e do 9º ano, tendo como objetivo o estudo intensivo preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes.