AMO se consolida no acolhimento de excelência a pacientes oncológicos

Unidade inaugurada há quase dois anos, além de orientar e encaminhar as pessoas que precisam de tratamento, oferece atendimento específico por uma equipe multidisciplinar

Foto: Bruno Velasco

“Esse lugar deveria se chamar AMO o paciente.” A fala do Marcelo Eduardo Lettieri, de 63 anos, é sobre o local em que ele se trata de um câncer na próstata: o Atendimento Municipal em Oncologia (AMO), inaugurado há quase dois anos pela atual gestão para acolhimento, encaminhamento e atendimento a pacientes oncológicos.

“Poderia também se chamar AMOR”, completa Marcelo, que buscou a unidade para exames e descobriu outros serviços que o ajudariam. Já Lucilei de Fátima Alves, que faz tratamento de um câncer no intestino, procurou a unidade especializada para conseguir uma bolsa de colostomia. “Encontrei tudo aqui: dentista psicólogo, nutricionista, médico, exames. É muito melhor que atendimento particular.”

Para a Valdivina Batista, 63 anos, o AMO é sua segunda casa. “Isso aqui é um abraço. O atendimento é excelente e nos tratam com muito carinho: tudo que a gente precisa após receber um diagnóstico como esse. Estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a paciente.

Há cinco anos lutando contra um câncer no pulmão, Sebastiana de Moura, de 66 anos, fez um desabafo. “A médica já me disse que estou curada e só falta a alta definitiva, mas meu milagre aconteceu por causa da força que recebi nesse local. Mesmo com a alta, virei aqui sempre para ver essas pessoas que cuidaram com tanto amor de mim”, disse emocionada.

Segundo a coordenadora do AMO, Denise Pessoa, a satisfação do paciente e, principalmente, a sensação de acolhimento mostra o acerto da Prefeitura de Anápolis em criar a unidade. “Além disso, esse resultado positivo, que implica na saúde mental e auxilia na cura, é combustível para todos nós que trabalhamos aqui”, relatou.

Em Anápolis, o AMO é a porta de entrada do paciente oncológico do SUS, encaminhado pelas unidades de saúde, para receber um tratamento humanizado. Assim que chega, a pessoa passa pelo núcleo de regulação para agendamento de exames e procedimentos, além de ser encaminhada para tratamento nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) habilitadas pelo Ministério da Saúde.

A unidade especializada ainda dispõe de equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, nutricionista, odontólogo e cirurgião plástico, que faz pequenos procedimentos. Agora, o local também conta com coleta de exames laboratoriais e dispensação de bolsas de colostomia.

AMO (Atendimento Municipal em Oncologia)
Local: Avenida São Francisco, nº269, Bairro Jundiaí