Abertura do 26° Salão Anapolino de Arte acontece neste sábado, 19, com premiação

Cerimônia ocorrerá às 20h na Galeria de Artes Antônio Sibasolly

Foto: Divulgação

O Salão Anapolino de Arte, que tradicionalmente reúne obras de artistas nacionais na cidade de Anápolis, chega a sua 26ª edição com foco especial no trabalho de goianos. Na cerimônia de abertura, neste sábado, 19, às 20h, na Galeria de Artes Antônio Sibasolly, o público acompanhará a premiação dos selecionados. O evento é uma realização da Prefeitura de Anápolis e Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly.

“Somente em suas últimas quatro edições, o Salão Anapolino de Arte já distribuiu mais de R$ 300 mil dentre premiações de participação e aquisição. O evento é o principal mecanismo cultural de ampliação do acervo de artes visuais do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa), unidade cultural pertencente à Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura”, explica o curador do evento, Paulo Henrique Silva.

As duas categorias reúnem obras de 12 artistas goianos, sendo três deles anapolinos. Os nove artistas selecionados na categoria Mostra Estadual e os três artistas ou grupos selecionados na categoria Fomento à Produção Anapolina, recebem prêmio por participação no valor de R$ 1 mil. O Salão irá conferir ainda dois prêmios aquisitivos no valor de R$ 5mil para dois artistas premiados na categoria Mostra Estadual e dois prêmios não aquisitivos no valor de R$ 3,5 mil para artistas anapolinos selecionados na categoria Fomento à Produção Anapolina. Ao todo, a 26ª edição do Salão vai conferir R$ 29 mil em prêmios.

A exposição ficará disponível na Galeria Antônio Sibasolly até 24 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e a visitação é gratuita. Do dia 3 a 31 de março, a mostra estará no Centro Cultural Universidade Federal de Goiás (UFG).

Homenagens
Este ano, Sebastião Carolva (S. Carolva) é o artista anapolino homenageado por sua imprescindível contribuição ao desenvolvimento das artes visuais em Anápolis. Na terceira edição do Prêmio Artista Convidado, a curadoria escolheu o artista goiano Luiz Mauro, que tem seu nome marcado na história da arte regional com obras nas principais instituições de arte do Planalto Central. Conheça os artistas goianos que farão parte da exposição do 26° Salão Anapolino de Arte:

Mostra Estadual
Adriano Braga de Morais