ZAP da Prefeitura adiciona serviço online de agendamento de consultas nas unidades básicas

Cidadão poderá marcar dia e horário de atendimento na UBS mais próxima sem sair de casa

Foto: Divulgação

Anápolis dá mais um passo na modernização da saúde para a melhoria do atendimento à população. Agora, o Zap da Prefeitura – ação pioneira da atual gestão – vai facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços da rede municipal por meio do agendamento online de consultas nas unidades básicas de saúde (UBSs). A marcação é feita pelo celular, entrando no site www.anapolis.go.gov.br/zapdaprefeitura e clicando na opção de agendamento de consultas.

“Servimos de exemplo para vários municípios do Brasil com o Zap da Prefeitura para o cidadão marcar exames e consultas especializadas. Vamos avançar e alcançar ainda mais a nossa população levando esse serviço para as unidades básicas de saúde”, ressalta o prefeito Roberto Naves.

O paciente deverá informar os dados pessoais (nome completo, CPF, cartão SUS e telefone) e a prioridade é que a consulta ocorra na unidade do bairro em que o solicitante mora ou na mais próxima da região. Em todo caso, o atendimento online é finalizado com data e horário marcados, substituindo a antiga formação de filas para o cidadão agendar uma consulta, dando a ele mais comodidade.

A estratégia vai funcionar para todas as unidades e a proposta é garantir acesso pleno aos serviços de saúde. Segundo a diretora de Atenção Básica, Márcia Jacinta, as equipes estão preparadas para dar suporte sobre o processo. “Sabemos que, embora tenha se popularizado o uso de serviços por aplicativo de celular, nem todos têm acesso à tecnologia, por isso estamos à disposição para orientar e auxiliar o paciente presencialmente”, destaca.