Praça Dom Emanuel Gomes de Oliveira

A praça foi criada no início dos anos de 1940, com a implantação do Bairro Jundiaí. Este bairro foi o primeiro loteamento da cidade, dos empresários Plácido Campos e Jonas Ferreira Duarte. Jonas Duarte homenageou Dom Emanuel com o importante logradouro, dando o seu nome.

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, foi bispo da Diocese de Goiás, entre os anos de 1923 e 1955. Dom Emanuel sempre estava presente na cidade de Anápolis, no ano 1934, convidou as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora para abrirem uma casa em Anápolis. As irmãs salesianas aceitaram o convite de Dom Emanuel e chegaram a Anápolis em 1937, data em que assumiram a Escola Normal de Anápolis que, até então, era conduzida por leigos. Em 1938 essa escola foi entregue de vez às irmãs salesianas, tornando-se a Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora.

A prefeitura da cidade doou às irmãs um terreno contendo duas casas para sua residência e funcionamento da escola, posteriormente as religiosas compraram o terreno ao lado para ampliação da escola. Em 1943 a escola passou a se chamar Ginásio Auxilium. Ele também foi responsável pela vinda dos Frades Franciscanos OFM de Nova York, para a cidade em 1943/1944.