Praça Americano do Brasil  

A antiga Praça tem histórias pouco conhecidas, como por exemplo de que nela abrigou o segundo cemitério de Anápolis. Foi desativado em 1926, para dar lugar a um horto florestal, pois o terreno ao lado fora escolhido para a construção da principal Estação Ferroviária, de três projetadas na cidade, para construção no início da década de 1930. A denominação da praça é uma homenagem ao médico, militar, político, advogado, folclorista e escritor Antônio Americano do Brasil.

O prédio construído na praça abriga a Biblioteca Municipal Zeca Batista e o Museu de Artes Plásticas de Anápolis – MAPA. O avião Mirage, que orna o logradouro é mantido pela Ala 2 (antiga Base Aérea). 

Museu de Artes Plásticas de Anápolis

O Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), unidade pertencente à Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, foi criado em 1989. Criado com a missão de catalogar, preservar e ser tutor direto das obras premiadas e adquiridas nos Salões Anapolino de Arte – que tiveram início no ano de 1979 e se encontram com 26 edições realizadas -, o MAPA possui um acervo ecleticamente rico, abrigando linguagens tradicionais e contemporâneas, com trabalhos de artistas de várias partes do Brasil.

Sua atual localização no térreo da Biblioteca Municipal Zeca Batista, na Praça Americano do Brasil, setor central da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano oportuniza ao Museu um considerável fluxo de visitantes. Sua estrutura física favorece o acesso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, por estar no térreo da Biblioteca.

Na perspectiva de valorização das instituições museológicas, em julho de 2015, foi iniciada uma reforma no prédio da instituição para readequação da reserva técnica, sala de restauro, depósito e escritório; e adaptações arquitetônicas de banheiros, construção de rampas e alargamento de portas, para atender o público e profissionais com mobilidade reduzida. Atualmente o aparelho cultural está em execução do projeto “Ampliação da Reserva Técnica do Mapa”. O projeto conta com a aquisição de novos traineis e mapotecas.

Biblioteca Municipal Zeca Batista 

A primeira Biblioteca de Anápolis foi criada inicialmente com o nome de Biblioteca Arlindo Costa, no dia 7 de abril de 1933, nas dependências da Prefeitura de Anápolis por iniciativa do então prefeito João Luiz de Oliveira. Em 1956 foi instituída pelo prefeito Carlos de Pina a Biblioteca Municipal Zeca Batista. Possui um acervo de aproximadamente 70 mil livros, dos mais diversos gêneros, sejam científicos e literários.  Além dos livros, o local conta com acervo de periódicos de jornais e revistas como Super Interessante, Veja, Isto É, Carta Capital, Jornal O Popular e etc. A instituição possui ainda uma sala de pesquisa online com 4 computadores com acesso à internet, além de uma rede wi-fi.

São disponibilizadas aos leitores e pesquisadores cadeiras e mesas, com uma vasta quantidade de livros das inúmeras ciências sejam matemáticas, linguísticas, medicinais ou humanas, além da história Goiana e Anapolina. Atualmente a biblioteca conta com 4 espaços onde são armazenados os livros: Sala de Pesquisa; Obras Literárias; Literatura Infanto-Juvenil; Memorial Dr. Maurity Escobar e Memorial Maria Helena de Oliveira Simões.

No espaço destinado a Literatura em geral é possível encontrar obras clássicas e contemporâneas da Literatura mundial. O acervo conta com livros como “Moby Dick”, de H. Melville e “O velho e o Mar” de Ernest Hemingway, clássico da literatura estadunidense; Livros de Agatha Christie e JK Rowling representante da literatura inglesa; Victor Hugo com “Os Miseráveis”, e Albert Camus com “A peste”, livros de literatura francesa, Romances Brasileiros de autores e autoras como Clarice Lispector, Machado de Assis, Castro Alves, Jorge Amado, além da literatura Goiana e Anapolina. O espaço Literatura Infanto-Juvenil conta com inúmeras obras de escritoras consagradas na como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Thalita Rebouças, é bem acolhedor e com as paredes ilustradas, além de três mesas e banquinhos ajustados às crianças.

O Memorial Dr. Maurity Escobar e Memorial Maria Helena de Oliveira Guimarães guarda e preserva o acervo dessas duas personalidades do município de Anápolis. São obras em geral que pertenciam ao senhor Maurity e a senhora Maria Helena e foram doadas à biblioteca para a socialização desses livros, assim como a guarda e preservação.