Serviço de reabilitação física da Prefeitura fez 11 mil atendimentos em 2022

Solicitação é feita pelo ZAP da Saúde a partir de encaminhamento médico da rede municipal e paciente deve morar em Anápolis

Foto: Ana Laura Zanni

Oferecer suporte na reabilitação física e social de pessoas com algum tipo de deficiência. Este é o objetivo do Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Crefa) da Prefeitura de Anápolis que, somente em 2022, realizou mais de 11 mil atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisiatria, além de exames de eletroneuromiografia.

“Os atendimentos se dão de forma temporária, visando a reabilitação e readaptação do paciente para que desempenhe um papel social através de uma vida ativa e com máxima autonomia possível”, explica a coordenadora do Crefa, Caroline Ribeiro.

Para ter acesso aos serviços prestados pelo Crefa é necessário ter um encaminhamento médico da rede municipal de saúde para a especialidade desejada. A solicitação do atendimento é feita pelo ZAP da Saúde e a pessoa deve aguardar o agendamento da triagem, que vai avaliar o perfil do paciente. Se os dados atenderem aos critérios de elegibilidade para unidade, será iniciado acompanhamento especializado de acordo com a disponibilidade de vagas. Caso não esteja entre os parâmetros de atendimento do Crefa, o cidadão será orientado e encaminhado para a unidade correspondente.

Os critérios de elegibilidade são: ser morador do município de Anápolis e necessitar exclusivamente de reabilitação física (deficiência física congênita ou adquirida). Deficiência intelectual ou dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita não fazem parte do perfil da unidade.

Para o atendimento, o Crefa conta com uma equipe multidisciplinar composta por sete fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos, três terapeutas ocupacionais, duas técnicas de enfermagem, um maqueiro, dois médicos fisiatras e um médico neurofisiologista.

Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Crefa)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço: Rua Santa Isaíra, nº 25, Jardim Calixto