Ronaldo Caiado institui o Arraiana como parte do calendário cultural de Goiás

Além da diversão e solidariedade, o evento faz parte das comemorações do aniversário de Anápolis, celebrado em 31 de julho

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou nesta segunda-feira, 04, o decreto que instituiu o Arraiana como parte do Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O projeto, proposto pela primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, agora segue como evento tradicional que deve ser realizado anualmente.

“O Arraiana coroa o aniversário da cidade, mas sem deixar de lado também as questões sociais. Para governar uma cidade com o tamanho e a importância de Anápolis, é preciso inovar. E utilizar dessa ideia para arrecadar alimentos foi uma solução que encontramos para unir diversão, segurança e ajuda social de uma só vez”, frisou o prefeito Roberto Naves.

O evento foi criado pela atual gestão e acontece sempre na segunda quinzena de julho, como parte do aniversário de Anápolis. A primeira-dama, Vivian Naves, foi a responsável por dar ao Arraiana o aspecto beneficente e o transformou no maior evento de solidariedade de Goiás.

“Não tem como mais imaginar Anápolis sem o Arraiana e pensar Goiás sem o Arraiana. É uma iniciativa que envolve toda a cidade em prol de ajudar o outro e, medidas como essa, não podem ser apenas um ato de gestão. Por isso apresentamos o projeto”, explica Vivian Naves.

Tendo como contrapartida, a entrada no evento é mediante troca de alimentos não-perecíveis, destinados ao programa Voluntários de Coração, que auxilia diversas famílias em situação de vulnerabilidade. Desde 2018, foram arrecadadas mais de 10 mil toneladas de alimentos que mostraram o grandioso impacto positivo dessa ação solidária.

Apenas na edição de 2023, foram mais de 230 toneladas de alimentos. Com esses mantimentos foram montadas mais de cinco mil cestas de alimentos que foram distribuídas a famílias em vulnerabilidade social acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Também foram assistenciadas mais de 20 organizações filantrópicas de Anápolis, tanto pelo encaminhamento de alimentos arrecadados como pelo espaço cedido para instituições vender seus produtos.

Compartilhar publicação