Receita Municipal prevê que arrecadação do IPTU 2024 chegue a R$ 140 milhões

Neste ano, 52% dos contribuintes optaram pelo pagamento à vista e 48% pela forma parcelada

Foto: Arquivo

A arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2024 no município de Anápolis ultrapassará o valor alcançado durante o ano passado, que foi de R$ 120 milhões. A previsão da Receita é de que o valor chegue aos R$ 140 milhões, ou seja, um incremento de 16,66% em relação a 2023.

O diretor da Receita, Olisomar Pires, ressaltou que, em 30 de abril, prazo máximo para pagamento do imposto com desconto, o montante arrecadado já estava em mais de R$ 100 milhões.

Neste ano, 52% das pessoas optaram pelo pagamento à vista e que 48% pela forma parcelada. “Isso demonstra que historicamente vem sendo comprovada essa tendência do contribuinte aproveitar o desconto de 10% no pagamento à vista e que pode chegar a 15%, que é um percentual bastante atrativo”.

É importante destacar que as pessoas que ainda não pagaram o IPTU têm o ano inteiro para fazê-lo, mas com incidência de multa e juros. “O contribuinte pode procurar o seu novo talonário, porque o antigo não é válido para pagamento, nos atendimentos virtuais, Zap da Prefeitura, Portal do Cidadão, ou presencialmente no Rápido do Anashopping, solicitar a sua guia de pagamento à vista ou pagamento da primeira parcela caso desejar”, frisa Olisomar.

Os recursos advindos do IPTU são destinados para a manutenção de serviços municipais. “Como essa verba não tem uma destinação específica de ordem federal ou estadual, ela fica disponível no nosso herário para atender as demandas municipais de acordo com a necessidade detectada pela gestão municipal. É um recurso de extrema importância porque ele é muito mais maleável de ser trabalhado e atender qualquer tipo de urgência ou emergência”, pontuou o diretor.

A inadimplência do IPTU 2024, assim como dos outros anos, acarreta multas, inclusão de juros e a possibilidade de cobrança judicial, com protesto de título, execução junto ao Poder Judiciário e várias outras penalidades que transformam o que seria um benefício para o contribuinte no motivo de dor de cabeça.

Zap da Prefeitura

A quantidade de atendimentos referente ao IPTU 2024 foi alta pelo Zap da Prefeitura. De acordo com o levantamento do canal, desde fevereiro, 24.167 pessoas procuraram o serviço. A procura começou tímida, com 5.239 atendimentos. Já em março subiu para 7.199 e até o dia 30 de abril, que foi o prazo máximo para pagamento, o número chegou a 11.729, o que mostra que o contribuinte optou por deixar para última hora.