Protagonismo feminino é tema de mostra

São 12 horas de programação reunindo mulheres e valorizando o que é produzido por elas

Os olhares estão voltados para elas que constroem a cena cultural cantando, escrevendo, interpretando e conduzindo os rumos do fazer artístico. A Mostra de Artes Híbridas – Mulheres Anapolinas (MAH:MA) acontece tanto online quanto presencial nos dias 25 e 26 de fevereiro, com acesso gratuito. Esta é uma realização do grupo Matula Cênica pelos editais da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Anápolis, com os recursos do Ministério de Turismo, do governo federal.

São cantoras, instrumentistas, escritoras, bailarinas, gestoras artísticas, artistas plásticas, dirigentes de instituições e outros ofícios desempenhando o protagonismo feminino na comunidade local. “Tanto no poder público como na sociedade civil, percebemos que as mulheres ampliaram a sua presença para além do fazer artístico, decidindo os rumos do desenvolvimento cultural”, comenta a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

A dinâmica da programação conta com as apresentações e performances online nas noites das próximas sexta, 25, e sábado, 26, finalizando com um bate-papo entre todas as participantes de cada dia. Performances musical, literária, teatral, circense, de dança e artes visuais serão apresentadas pelo canal do Youtube do grupo Matula Cênica. “A ideia deste evento vai além de somente enaltecer as artistas, incentivando mais mulheres a produzirem arte e mostrarem seus trabalhos”, explica a integrante do Matula Cência e proponente do evento, Queli Ferreira.

Workshops
Na parte presencial da programação, dois workshops serão sediados no Auditório da Escola de Música de Anápolis: “Expressividade: um diálogo entre teatro e Libras” e “Criando ideias e produzindo arte”, que acontecem no período vespertino (14h às 18h), nos dias 25 e 26 deste mês. As inscrições vão até a próxima quinta, 24, são gratuitas e feitas em formulário online (link ao final da matéria). “A formação é uma parte importante para despertar talentos e dar mais confiança para que as artistas despontem”, incentiva a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

Confira a programação:

25/02, às 19h, pelo Youtube: Matula Cênica

• “Batuque, canto e viola” – apresentação circense – com Amanda Ricoldi (Boca do Lixo)
  • “Madeiras do Brasil” – apresentação de Artes Visuais – com Tatiana Susano
  • Apresentação Musical com Banda Liebe – Destaque: vocalista Verônica Campos
  • Bate-papo: “Isso é coisa de mulher” com as artistas participantes da programação – Mediação: Matula Cênica

26/02, às 19h, pelo Youtube: Matula Cênica

• “Graviception” – apresentação de dança – com Isabela Pinheiro
  • “Nunca beijei minha mãe” – apresentação literária – com Natalina Fernandes (União Literária Anapolina – ULA)
  • “Sobre figos e folhas” – apresentação teatral – Matula Cênica

Link do canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgzLxXdmzZHwELuDM5mRHrw

Workshops