Projeto Mãos que Cultivam é trabalhado com estudantes da Rede Municipal de Educação

Raciocínio lógico matemático e escrita espontânea são alguns dos temas abordados

Foto: Gabriel Augusto

Desenvolver as áreas do conhecimento a partir de atividades que envolvam interações entre os estudantes, trabalhadas de forma contextualizada e lúdica, por meio de brincadeiras, jogos e literatura. Este é o objetivo dos projetos trabalhados anualmente com os estudantes da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação, que em 2024 tem como lema “Mãos que Cultivam”.

Flávia Fernanda de Souza, secretária municipal de Educação, ressalta que todos os projetos trabalhados ao longo dos anos são desenvolvidos de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Abordar os seis direitos de aprendizagem das crianças, que são o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, faz com que os estudantes possam adquirir experiências e a percepção de conhecimento de si e dos outros, assim como compreender as relações que envolvem a natureza, a cultura e a produção científica”, diz.

“O projeto Mãos que Cultivam visa promover, de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, que as crianças tenham uma aprendizagem prática sobre o autoconhecimento e suas habilidades, o que é indispensável para que elas consigam desenvolver a própria autonomia para resolver os desafios que lhes são propostos”, explica Jane Ayre Serbeto, gerente de Educação Infantil.

Para Liliane Lopes, gestora do CEI Batista Central, os projetos desenvolvidos com a Educação Infantil são uma ferramenta importante no aprendizado dos estudantes. “É muito gratificante presenciar o desenvolvimento das crianças e o envolvimento das famílias com as atividades propostas e também com a culminância que a unidade prepara. Quanto mais eles aprendem, mais nós nos esforçamos para fazer um trabalho de excelência”, conta a gestora.

Explorar o próprio nome, se apropriar de noções de matemática e literatura, trabalhar a oralidade e escrita e abordar a importância da alimentação e saúde nas unidades de ensino, são alguns dos eixos abordados neste ano, de acordo com cronograma bimestral de atividades e culminâncias.