Programa de Iniciação Esportiva já atendeu mais de 3,5 mil pessoas desde o início do semestre

Foco é incentivo à prática esportiva, inclusão social e apoio ao desempenho de futuros atletas

Foto: Gislaine Matos

Após o período de férias, as turmas do Programa de Iniciação Esportiva retornaram para movimentar os espaços esportivos de Anápolis. Desde o início do semestre, mais de 3,5 mil pessoas estão sendo atendidas em diferentes regiões da cidade, com nove modalidades: corrida, bike, futsal, futebol, basquete, karatê, jiu-jitsu, skate e patins.

O foco é incentivar a prática esportiva, a inclusão social e dar apoio a futuros atletas. Além de estimular uma vida ativa e saudável, o projeto integra as políticas públicas desenvolvidas no município para erradicação do trabalho infantil e redução da evasão escolar, já que a inscrição no programa está diretamente vinculada à matrícula da criança ou adolescente em uma unidade de ensino.

“Temos também a iniciação esportiva para estudantes da rede municipal, que acontece no contraturno escolar por meio do Programa Integração. É através dele que oferecemos ainda a Bolsa Iniciação Esportiva, onde a Prefeitura faz um chamamento público para que instituições ofereçam a prática esportiva para crianças e adolescentes referenciados pelo CRAS”, comenta a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

O Programa de Iniciação Esportiva atende crianças a partir de 7 anos, adolescentes, adultos e até mesmo idosos em algumas modalidades. “Não há dúvidas de que o esporte tem influência direta na qualidade de vida das pessoas. Por isso, quanto mais cedo se desenvolve o gosto pela atividade esportiva, melhor. Mas não há idade para começar a praticar um novo esporte, os benefícios são os mesmos para todas as faixas etárias”, comenta o diretor de Esportes, Eduardo Junqueira.

Os interessados precisam procurar um dos núcleos durante o período das aulas para realizar a inscrição. Para crianças e adolescentes, o responsável deve levar a cópia impressa dos seguintes documentos: RG do responsável, RG ou certidão de nascimento do aluno, comprovante de matrícula escolar, comprovante de endereço e uma foto 3×4 do estudante atualizada. Para os adultos e idosos, além dos documentos pessoais, comprovante de endereço e foto, também são necessários atestado médico e atestado de aptidão física.

Confira o cronograma de aulas:
Assessoria de corrida: crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos

• Ginásio Internacional Newton de Faria
    Segunda a quinta: 8h às 9h e 9h às 10h
    Terça e quinta: 18h30 às 19h30 e 19h30 às 20h30

Assessoria de corrida e treino funcional: adolescentes e adultos

• Estação do esporte bairro Buritis
    Segunda e quarta: 7h às 8h
  • Feirão do Bairro de Lourdes
    Segunda a quinta: 8h às 9h
  • Parque da Jaiara
    Terça a quinta: 6h30 às 9h