Professores da rede municipal de educação participam de curso inédito na área da Inclusão

Curso ABA – Análise do Comportamento Aplicada é ministrado para docentes do Atendimento Educacional Especializado

A Prefeitura de Anápolis continua avançando no que diz respeito à educação inclusiva. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, o município é um dos únicos do País a adquirir o curso completo e oferta gratuitamente aos servidores, a fim de continuar contribuindo com o trabalho dos docentes, criar ambientes educacionais adaptados e inclusivos e melhorar ainda mais a qualidade do ensino dos estudantes.

“A gestão Roberto Naves tem como uma das prioridades os avanços na educação de Anápolis. Trazer de forma inédita a oferta desta formação continuada, proporciona aos nossos professores o acesso às ferramentas para criarem um ambiente mais humanizado e mais favorável para a adaptação dos estudantes da inclusão”, ressalta Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação.

A Análise do Comportamento Aplicada, conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio desta análise, as escolas e CMEIs da rede poderão traçar estratégias de ensino e atendimento conforme o comportamento individual de cada criança.

Para Juliana Siqueira, diretora de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação, o curso irá fornecer ainda mais embasamentos teóricos e práticos para que os professores de AEE desenvolvam as atividades na sala de atendimento. “A ABA realiza uma análise específica e aplica uma metodologia que antecede ao comportamento da criança, que são chamadas de competências pré-acadêmicas, como a atenção compartilhada, contato visual, coordenação motora grossa e fina, noção de espaço e tempo, entre outros. Somente depois de terem se apropriado destas competências é que os estudantes terão um pleno desenvolvimento daquelas que chamamos de acadêmicas, tais como o ler e o escrever”, pontua.

A rede municipal de educação conta, hoje, com mais de 80 professores de AEE que atuam em conjunto com a equipe de professores regentes, cuidadores e professores de apoio, para as atividades executadas serem de qualidade e para que os estudantes tenham pleno desenvolvimento.

O curso é ministrado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), em parceria com a Start Escola de Capacitação Profissional. Os instrutores, Felipe de Souza e Mickaele Pabline, são psicólogos infantis e especialistas no comportamento aplicado à Educação Inclusiva. A formação tem carga horária de 100 horas e irá se estender até o mês de dezembro, com certificação e oficinas práticas ao final da jornada.

Compartilhar publicação