Primeira UBS pediátrica do Brasil entra em funcionamento

Unidade básica de saúde do Residencial Arco-Íris atenderá pacientes que ainda não completaram 16 anos

Foto: Bruno Velasco

Começou a funcionar hoje, 9, das 7h às 22h, a primeira unidade básica de saúde pediátrica do Brasil. “Se você está precisando de atendimento para seu filho, sua criança, procure aqui, a unidade básica de saúde pediátrica do Arco-Íris, que já está em pleno funcionamento”, disse o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, durante visita ao local na manhã desta segunda-feira. O objetivo é desafogar a UPA pediátrica, que diante do aumento de casos de dengue e de sintomas gripais, tem sido bastante procurada mesmo por pacientes com quadro clínico leve ou moderado, que não correspondem ao perfil de urgência e emergência.

A criação da unidade faz parte das estratégias já anunciadas pela Prefeitura para enfrentamento à doença. As unidades do Bairro de Lourdes e São José, por exemplo, passaram a receber apenas casos com sintomas de dengue, todos os dias, das 7h às 22h. É importante ressaltar que todas as unidades do município estão aptas a esse tipo de atendimento. A unidade do Parque Iracema continua funcionando 24h, de forma mista, tanto para casos de dengue quanto para síndromes gripais, e as UPAs Pediátrica e da Vila Esperança são destinadas para casos moderados a graves.

Uma das primeiras atendidas nesta segunda foi a Anne Gabriele Alves Lacerda, de 10 anos. Ela chegou na unidade com vômito, dor de cabeça e fraqueza no corpo. Sua mãe, Doane Thalita Lacerda, de 30 anos, disse que o tratamento está excelente. “Minha menina estava passando mal. Eu liguei e eles me mandaram vir até aqui. Assim que eu cheguei, fui atendida rapidamente.”

A gerente da unidade Arco-Íris, Daiane Simões, disse que o número de atendimentos tende a crescer nos próximos dias, à medida que “a população tiver consciência de que aqui temos pediatras prontos para atendê-la”, concluiu, informando que o público-alvo são pacientes que ainda não completaram 16 anos.