Prefeitura Municipal realiza formação para servidores do Programa Integração

Intervenções pedagógicas, abordagens didáticas e desenvolvimento dos estudantes foram alguns dos assuntos abordados

Cerca de 1.300 crianças e adolescentes são atendidos diariamente pelo Programa Integração. A iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio das Secretarias Municipais de Integração, Educação e Saúde, visa levar aos estudantes em situação de vulnerabilidade, várias atividades culturais, esportivas, educacionais e de convivência social no contraturno escolar.

E para melhorar ainda mais o acolhimento aos estudantes, os servidores que atuam no Programa Integração passaram por um momento de formação nesta quarta-feira, 24, se apropriando de assuntos como intervenções pedagógicas, abordagens didáticas, desenvolvimento dos estudantes, multidisciplinaridade e transversalidade.

Para a secretária de Integração, Márcia Jacinta, o programa é um reflexo do trabalho árduo da gestão municipal, que visa integrar as políticas públicas em prol da população. “Trazer ações sociais, noções de cidadania, arte e cultura, práticas esportivas e conhecimentos sobre saúde para dentro das nossas escolas demonstra a responsabilidade que temos em cuidar das nossas crianças e adolescentes e, consequentemente, de toda a cidade”, diz.

“Esse momento de formação contribui de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional de todos os servidores do Programa Integração, os quais são os responsáveis em fazer com que nossas crianças e adolescentes sejam os protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A parceria com o Sebrae, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, tem como objetivo oferecer aos estudantes oportunidades de explorar o mundo a sua volta”, ressalta Marta Sabbag, diretora do Programa Integração.

No mês de março, por meio de uma parceria com o Sebrae Anápolis, mais de 2.700 exemplares de livros foram entregues aos estudantes. Além de trabalhar a Educação Financeira, que já está inserida no cotidiano das unidades de ensino, o material tem o objetivo de abordar assuntos como o empreendedorismo, gestão de negócios, futuro dos jovens no mercado de trabalho e noções de cidadania.

André Moura, analista do Sebrae Goiás, foi um dos participantes da formação e conversou um pouco com a equipe do Programa Integração. “O Sebrae é uma instituição parceira da Prefeitura Municipal, principalmente no que diz respeito à educação e ao futuro das nossas crianças e adolescentes. Trouxemos hoje um material explicativo aos professores para que eles saibam como utilizar os livros nas atividades ministradas em sala de aula”, conta.

O programa
Criado pela atual gestão, em 2021, o Integração atende cerca de 1,3 mil alunos e abrange atividades como aulas de dança, teatro, música, diversas modalidades de esportes, debates, rodas de conversa entre outras ações. Além das atividades, as escolas também contam com equipes multidisciplinares compostas por psicólogos e assistentes sociais que auxiliam no desenvolvimento das crianças.

Para participar do programa, o estudante precisa estar matriculado na unidade de ensino da rede municipal ou estadual de educação, possuir número de NIS através da inscrição no CadÚnico e estar referenciado ao CRAS ou CREAS.

Participam do Programa Integração as Escolas Municipais Ayrton Senna da Silva, Clóvis Guerra, Inácio Sardinha de Lisboa, Professora Esther de Campos Amaral, Professora Josephina Simões e Walter Beze, além do Instituto Nasce, Associação Missionária Evangélica Vida – Missão Vida, Instituto Neoqav, Núcleo do Adolescente e da Criança (Nacri) e Associação Filantrópica Casa de Apoio RNA.