Prefeitura e Ligas Acadêmicas de Medicina da UFG prestam centenas de atendimentos em ação no Parque Iracema

Evento aconteceu neste fim de semana e contou com a participação de 125 universitários e servidores da rede municipal de Saúde

Foto: Arquivo

Aliar o ensino acadêmico com as práticas de saúde foi o objetivo da parceria entre a Prefeitura de Anápolis e o Encontro das Ligas Acadêmicas (ELA) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) em ação realizada no último sábado, 26, no Parque Iracema. Mais de 300 atendimentos foram realizados para públicos específicos a e a população em geral.

Segundo a coordenadora da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Maria de Oliveira, essa foi uma oportunidade de mostrar a integração entre ensino e o serviço de saúde prestado à comunidade. “É a devolutiva do aprendizado em forma de serviços”, frisa.

Entre os serviços, triagem de osteoporose e sarcopenia (alteração da massa muscular que pode levar à perda de força e movimento) para pessoas com idade acima de 55 anos; avaliação de retinopatia para diabéticos, ginecológica para mulheres e de crescimento e desenvolvimento para crianças. Também foram realizados exames de ultrassom previamente marcados pela regulação municipal, conforme posição de agendamento.

Foram disponibilizados ainda serviços como orientações sobre alimentação saudável e prevenção do câncer, testes de rastreio de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de depressão, medição de pressão arterial, além de vacinação contra a Covid e de rotina para todas as idades. Outra novidade foi a capacitação sobre primeiros-socorros e ressuscitação cardíaca.

A ação do fim de semana contou com a participação de 125 alunos da Faculdade de Medicina da UFG, além dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.