Prefeitura de Anápolis alcança mais de 95% no ranking de transparência

Município ficou à frente de todas as cidades goianas do interior com mais de 250 mil habitantes

Foto: Samuel Sousa

Anápolis subiu 150 posições no ranking do portal da transparência. O relatório do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), divulgado na última semana com os dados de 2021, mostra o desempenho da cidade em relação ao relatório anterior, de 2019. A cidade obteve um índice de 95,59% (57ª posição) no ano passado. “Em 2020 não teve fiscalização por causa da pandemia e, provavelmente, do período de avaliação até agora, com os trabalhos que realizamos, já devemos ter alcançado 99%”, avalia a Controladora-Geral e Auditora da Prefeitura de Anápolis, Alaine Alves Valim.

A controladora diz que esse grande avanço se deve à criação da Gerência do Portal da Transparência e do esforço de todos os envolvidos no processo. “Alimentamos o sistema diariamente, mesmo porque não sabemos o dia em que é feita a fiscalização do TCM. A importância deste ranking demonstra que estamos cumprindo com a Lei de Acesso à Informação. Todo cidadão tem o direito de saber o que está acontecendo.”

Anápolis faz parte de um seleto grupo de 40 municípios goianos que estão regulares entre as 246 cidades do Estado. “Conforme documento do TCM, Anápolis atingiu nível elevado de informações, ato que foi parabenizado pelo TCM e que confere à nossa cidade o status de regularidade na transparência”, conclui Alaine.