Práticas esportivas aplicadas à Educação são temas de formação para professores de Educação Física da rede

Semana Pedagógica específica para os docentes foi conduzida pelo Programa Escola Viva

“O esporte na escola não traz somente benefícios à saúde física dos estudantes, mas contribui para o desenvolvimento deles em todos os outros componentes curriculares, porque trabalha a concentração, respeito às regras e a coordenação motora”. Desta forma, a professora da Escola Municipal Deputado José de Assis, Giselle Moreno, ressalta a importância da Educação Física nas unidades de ensino da rede municipal de Educação.

Visando preparar os professores para o ano letivo de 2024, o Programa Escola Viva elaborou uma semana pedagógica específica para o componente da Educação Física, com oficinas teóricas e práticas sobre diversas modalidades. Capoeira escolar, defesa pessoal e jogos educativos de lutas, iniciação ao futsal, handebol, vôlei, ginástica escolar e atletismo foram alguns dos assuntos abordados.

O secretário Municipal de Educação, Alex Martins, ressalta que a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua investindo cada vez mais no esporte como ferramenta de melhoria na qualidade do ensino. “Cada vez mais temos visto o interesse dos nossos alunos pelo esporte e, consequentemente, o comprometimento deles com as outras matérias escolares. Isso nos motiva para continuarmos a trazer mais modalidades para a vivência deles”, diz.

“Idealizamos esta iniciativa com o objetivo de proporcionar aos professores a vivência com todas as modalidades trabalhadas na rede, inclusive o badminton e o frisbee, que estamos gradualmente incluindo no nosso quadro de atividades. E são estes professores que vão, cada vez mais, fazer a integração das unidades por meio do esporte”, ressalta Markus Bonfim, coordenador do Programa Escola Viva.

Para Vivian Aires, professora da Escola Municipal Inácio Sardinha Lisboa, a troca de experiências entre os docentes é um dos pontos altos da semana pedagógica. “Cada um aqui é especialista em uma área do esporte e, com estes momentos de encontro, podemos aprender mais sobre outras modalidades e entender as vivências dos colegas nas unidades nas quais eles atuam. Tenho a certeza de que nossos estudantes só têm a ganhar com o aprendizado que estamos adquirindo nestes dias”, pontua.

Jerea e Zatopek

Durante todo o ano, o Programa Escola Viva trabalha o esporte nas escolas por meio dos Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis (Jerea) e do Projeto Zatopek. “Estamos com uma programação muito especial para todo o ano de 2024 e tenho certeza de que nossos atletas vão se destacar”, conta o professor Markus Bonfim.

O Projeto Zatopek, circuito de corrida de rua da rede municipal, é realizado há cerca de 14 anos e reúne estudantes de todas as idades, em diversas categorias. Dele, saíram grandes talentos do atletismo nacional, como os ex-estudantes Juliano Silva e Gabriel Douglas, medalhistas em competições nacionais e internacionais.

Já nos Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis, Jerea, os estudantes têm a oportunidade de aprender as modalidades queimada, futsal, atletismo, vôlei, badminton, ultimate frisbee, xadrez e ginástica artística.

Compartilhar publicação