Núcleo de Fauna já resgatou mais de quatro mil animais silvestres em Anápolis

Espécies recebem cuidados especiais e após tratamento são devolvidas à natureza

Foto: Arquivo

Anápolis possui um local específico para preservação de animais silvestres. O Núcleo de Fauna, da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, é um centro especializado no resgate, tratamento e reabilitação de espécies que foram vítimas de maus-tratos, tráfico ou acidentes, incluindo aves, mamíferos e répteis.

O núcleo acolhe os animais resgatados, que são tratados por uma médica veterinária e um gestor ambiental. Muitos são devolvidos à natureza, no entanto, devido a lesões permanentes, alguns ficam até o fim de suas vidas no Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens (CEVAS), que tem parceria voluntária com o núcleo.

A gerente de Meio Ambiente, Elisângela Borovoski, disse que nestes dez anos de existência do núcleo, cerca de 4.075 animais silvestres foram resgatados e 3.862 voltaram à natureza. Para ela, o caso que mais marcou foi o resgate de uma Tamanduá-Bandeira que era criada como animal de estimação.

“Ela foi resgatada com as garras do membro torácico e pélvicos mutiladas e com lesões pelo corpo. Reabilitamos e realizamos a soltura. Depois de quase dois anos, nós a encontramos com um filhote no dorso. Ficamos bastante emocionados por saber que ela se adaptou à natureza e que está contribuindo para a manutenção do Cerrado”, contou.

Além de realizar todo o trabalho de resgate, reabilitação e soltura, o núcleo também faz o levantamento e monitoramento da fauna na região e vigilância de enfermidades. Para solicitar o resgate de animais silvestres, a população pode entrar em contato pelos telefones: (62) 3902-2687 / (62) 99645-4838 ou pelo 156.

Compartilhar publicação