Nova rede de urgência e emergência de Goiás começa a ser criada em Anápolis

Gestores em saúde de 60 municípios participaram do COSEMS-Interativo realizado na cidade

A nova rede de urgência e emergência do Estado de Goiás começou a ser desenhada ontem em Anápolis. A cidade foi sede na quinta-feira, 08, do COSEMS Interativo — Debates do Sistema de Saúde, realizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (COSEMs/GO).

O debate envolveu representantes da saúde pública de 60 municípios que compõem a região Macrorregião Centro-Norte e contou com a presença do prefeito Roberto Naves, do secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, da secretártia municipal de Saúde, Mirlene Garcia.

Além da apresentação da nova Política Estadual de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Goiás, discutiu-se o papel estratégico dos consórcios na gestão do SAMU regional e a proposta de redes de atendimento para os hospitais da macrorregião Centro-Norte.

O prefeito Roberto Naves reafirmou o compromisso de Anápolis com a saúde regional, destacando a cidade como pioneira na implementação de serviços inovadores, como a primeira UBS de horário estendido que, além de ampliar o atendimento, ajuda a desafogar a rede de urgência e emergência com unidades funcionando até às 22h.

“Anápolis foi a primeira cidade a criar uma UBS de horário estendido e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, veio buscar essa ideia aqui. A nossa missão é cuidar das pessoas e precisamos nos reinventar, pensando na rede de forma abrangente. E foi o que fizemos aqui, ampliando o atendimento básico pra desafogar urgência e emergência”, pontuou.

Roberto Naves enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e de uma rede de atendimento forte. “Temos que nos orgulhar muito. Somos um dos poucos países do mundo com saúde pública para todos. E tudo começa no atendimento primário, pois uma atenção básica forte garante redução da lotação nos hospitais e melhor qualidade de atendimento aos pacientes”, afirmou.

Rasível dos Reis, secretário estadual de Saúde, ressaltou a importância estratégica do evento, destacando a necessidade de regionalização do SAMU e a descentralização dos serviços de saúde para aliviar a sobrecarga em polos como Anápolis.

“Esta reunião é de extrema importância. A orientação do governador é que realizemos a regionalização do SAMU. Estamos debatendo sobre tipologia hospitalar e a integração dos hospitais na macrorregião para alcançarmos uma meta crucial que é reduzir o tempo de atendimento”, disse.

Destacou ainda a importância da descentralização dos serviços de saúde, argumentando que “não podemos ter uma rede eficiente se todos os casos se concentram em Anápolis. O objetivo desta discussão é justamente aliviar a sobrecarga desse polo central”.

A pauta em Anápolis abriu a definição dessa nova rede estadual de urgência e emergência para evitar a sobrecarga no sistema e aqui no município que, além de ser o polo da Macrorregião Centro-Norte, composta por 60 municípios, abriga ainda a Regional Pireneus com mais 10.

“Tivemos a apresentação de todas etapas para a definição da rede de urgência e emergência em Goiás e quais os próximos andamentos para concretizá-la. Foi feita explanação aos gestores municipais e na sequência faremos oficinas para o desenho e definição de prioridades da rede”, explicou a secretária municipal de Saúde, Mirlene Garcia.