Mudas que serão plantadas durante o próximo período chuvoso já estão sendo cultivadas

Na mesma época do ano passado, praças, parques e jardins de Anápolis receberam aproximadamente 200 mil unidades

Foto: Renato Lopes

O período chuvoso está se aproximando e o Viveiro Municipal de Anápolis do Novo Jundiaí já começou a cultivar as mudas que serão utilizadas na ornamentação de praças, parques e jardins da cidade. De acordo com levantamento disponibilizado pelo representante da GAE, empresa que presta serviço para as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, Roberli Inácio Silva Neto, no último ano, o espaço disponibilizou para plantio cerca de 100 mil mudas por mês, e esse número chegou a dobrar na temporada de chuva.

“Já está sendo feita a seleção das novas mudas ornamentais que serão utilizadas nos próximos projetos paisagísticos da cidade, portanto, em breve poderá ser vista uma Anápolis mais bonita e florida para a época da chuva”, declara a diretora de praças, parques e jardins, Yasmini Gama.

Todo o processo de cultivo é realizado artesanalmente seguindo diversas etapas para garantir a qualidade das mudas. “As flores que já não estão com uma boa aparência nas praças são trazidas para o viveiro para ser realizada a secagem de suas sementes. Após essa etapa, as mudas vão para o berçário e, após um período, são transplantadas para a bandeja. Finalizado esse processo, elas são levadas de volta às praças da cidade”, explica a auxiliar de jardinagem, Leidiane Alves Santos.

“Esse viveiro é basicamente o que traz toda a ornamentação da cidade, além de também disponibilizar mudas de palmeiras e árvores de grande porte”, relata Roberli. A Prefeitura de Anápolis conta com dois viveiros municipais atualmente, um localizado no loteamento Novo Jundiaí, e outro, o Viveiro do Trevo, no Jardim das Américas 2ª etapa, que tem um projeto de produção de mudas nativas do Cerrado e árvores frutíferas.