Mais de 1,3 mil pessoas já realizaram testagem no Ginásio Internacional

Atendimento das 10h às 22h acontecerá também aos fins de semana para público com sintomas gripais

Foto: Bruno Velasco

Com o intuito de agilizar o tempo de espera do paciente por atendimento, a Prefeitura de Anápolis começou, ontem, o serviço de testagem para as pessoas que apresentam sintomas gripais. Protegidos com os equipamentos de segurança para a realização dos testes, os profissionais de saúde estão organizando o público com distribuição de senhas (exceto os prioritários). O local único escolhido foi o Ginásio Internacional Newton de Faria, com funcionamento das 10h às 22h, inclusive aos fins de semana. Até a tarde desta quinta-feira, 20, mais de 1,3 mil pessoas já fizeram o teste.

Desde domingo, o senhor Domerville Ferreira Lima, de 73 anos, começou a apresentar sintomas de gripe, como os olhos lacrimejando e muita rouquidão. Logo que soube do serviço de testagem, foi correndo para saber se era Covid, já que mora com seis pessoas em sua casa e não gostaria de passar a doença para nenhuma delas. Com o resultado negativo em mãos, ele disse que “é muito bom saber que pode contar com esse trabalho em uma hora dessas”. A esposa dele, Calminda Canedo Lima, 70 anos, concordou com o marido e disse que se não fosse o serviço, não teria condições de realizar o teste, que também deu negativo.

Ansioso pelo resultado, Ezio Alves, de 64 anos, disse que achou o atendimento excelente e que ações como essa devem sempre continuar a serem realizadas. “Estou com sintomas gripais já faz um tempo, mas não tenho recursos para fazer o teste em outro lugar. Agora estou aqui e posso tirar a dúvida se estou com Covid ou não.” Já aliviado com o resultado negativo, disse que agora vai se cuidar mais com as medidas de proteção.

Para realizar o teste (método Swab), o paciente teve que responder a um questionário informando os sintomas e dados pessoais. No próprio local, ele espera até quinze minutos para receber o resultado e, caso seja positivo, o cidadão já é informado em qual unidade deve procurar atendimento. Em caso de negativo, também será entregue o comprovante.

Em casos de sintomas leves, adultos e crianças devem procurar as seguintes unidades: São José, Bairro de Lourdes, Vila União, Arco-Íris, São Carlos ou Vila Norte, que estão funcionando todos os dias, das 7h às 22h. Para atendimento 24 horas infantil há a UPA Pediátrica e, para adultos, a unidade do Parque Iracema.