Inmetro e Procon Anápolis realizam fiscalização de balanças em restaurantes por quilo

A quarta fase da operação De Olho no Peso ocorre durante toda a semana e inclui visita às praças de alimentação dos shoppings da cidade

Foto: Bruno Velasco

Uma equipe do Inmetro está em Anápolis para fiscalizar durante essa semana, junto ao Procon do município, os restaurantes que vendem refeições a quilo nas praças de alimentação dos shoppings da cidade. O objetivo da ação é verificar se o peso aferido nas balanças está de acordo com o que é cobrado dos consumidores. Essa já é a quarta fase da operação De Olho no Peso, que começou em 2021.

“O Procon Anápolis inicia o ano de 2023 com a parceria renovada com o Inmetro. Eles já estiveram aqui mais de oito vezes nos dois últimos anos”, menciona o diretor do Procon, Wilson Velasco. Ele diz ainda que os dois órgãos irão aproveitar para fiscalizar outros tipos de estabelecimentos.

Em um dos restaurantes visitados nesta segunda-feira, 16, o equipamento registrou peso inferior, dando prejuízo aos proprietários. O selo de aferição da balança foi afixado em 2019, o que indica perdas nos últimos quatro anos. “Fazemos a verificação e, se for constatado o erro, colocamos um prazo de dez dias para a correção”, afirma o técnico em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Jonathan Moreira Souza Silva.

“Essa parceria que temos com o Procon é importantíssima porque está ligando diretamente o Inmetro com a sociedade. Fazemos este trabalho de fiscalização de rotina, mas com o Procon ficamos sabendo realmente o que o consumidor está mais precisando. Então é uma parceria que só vem a somar”, conclui o técnico.

Compartilhar publicação